O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, recebeu em seu gabinete, no dia 19 de outubro de 2016, o diretor geral e o coordenador geral da Organização Internacional para o Avanço Industrial Espiritual e Cultural (Oisca International), Watanabe Tadashi e Oswaldo Yamato Takaki, respectivamente, para falar sobre o projeto de recuperação de nascentes em propriedades rurais em Campos Novos, distrito do município paulista de Cunha.
Em janeiro deste ano, os representantes apresentaram a proposta ao secretário (leia mais aqui), que inclui o reflorestamento, a recuperação do solo degradado e, em nova visita, atualizaram o titular da Pasta sobre as ações, solicitando ao mesmo o estabelecimento dos critérios para acessar recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), ligado à Secretaria, do Projeto “Recuperação de Matas Ciliares, Nascentes e Olhos D’água”.
“Com a publicação da Resolução nº 64 SAA (leia mais aqui), que estabeleceu as regras para as áreas que podem acessar esse recurso, poderemos beneficiar cerca de 300 produtores agrícolas que têm propriedades na área da Microbacia do Sete Cabeças. As propriedades estão situadas numa área de 14 mil hectares, formada por sete mananciais que desaguam no município de Cunha”, informou Oswaldo Takaki. O investimento total previsto para a conclusão do projeto, incluindo os recursos provenientes do Feap, é de cerca de R$ 5 milhões.
Além das intervenções no solo, o projeto prevê a capacitação de filhos dos agricultores da região, visando a preservação ambiental e a continuidade das atividades agropecuárias de forma sustentável. “Temos um grande problema da migração nas áreas rurais, pois muitos jovens que concluem o ensino médio acabam deixando a cidade. Queremos orientá-los para que permaneçam no campo, pois uma atividade agrícola bem conduzida, com a introdução de novas culturas e tecnologias, pode ser uma grande oportunidade de crescimento”, afirmou.
Para Arnaldo Jardim, esta é uma ação exemplar de recuperação do solo e das matas ciliares que o governo paulista está executando em parceria com organizações internacionais. “Estamos promovendo condições para que o pequeno produtor, que tem consciência da importância de preservar o solo e a água, possa praticar suas atividades agropecuárias em harmonia com o meio ambiente. Estamos seguindo as orientações do governador Geraldo Alckmin”, disse o secretário.

Foto: Assessoria / João Luiz