Secretário-adjunto de Agricultura prestigia exposição de arte sustentável com catadores no Memorial da América Latina

O secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Rizek Jr., visitou, no dia 18 de outubro de 2016, a exposição Expocatadores 2016, instalada na Biblioteca e área externa do Memorial da América Latina, na capital paulista. O evento,teve o objetivo de promover, capacitar, divulgar e incluir os catadores como atores sociais para um novo olhar sobre os resíduos que são coletados e como é possível transformá-los em arte.
Mais de 400 catadores ligados às cooperativas do Movimento Nacional dos Catadores e à Rede Catasampa participaram das atividades, que incluíram oficinas de arte com garrafas pets, mosaicos, sacolas plásticas e Bopp, o material utilizado nas embalagens de salgadinhos, que dão origem a esculturas de animais e plantas.
Na ocasião, Rubens Rizek visitou uma exposição de obras de artistas como Nido Campolongo, reconhecido internacionalmente pelo trabalho com materiais como o papelão, plásticos, tecidos feitos a partir de pets e sobras industriais, e o ecoescultor Carlos Gomes, que utiliza as embalagens descartadas para fazer esculturas com textura metalizada. Outra atividade oferecida aos participantes foi a oficina “Florescer da Imagem”, com maquiagem, cortes de cabelo e dicas de beleza para resgatar a autoestima. A programação incluiu ainda uma mostra audiovisual com documentários e debates para a valorização do trabalho de separação dos materiais recicláveis.
“Parabéns pelo importante e belo trabalho artístico realizado a partir de materiais recicláveis, que visa dar uma nova utilidade a produtos antes descartados de forma incorreta”, afirmou o secretário-adjunto, ressaltando que uma das diretrizes determinadas pelo governador Geraldo Alckmin à Pasta é justamente buscar o equilíbrio entre a produção e o meio ambiente.

Arte e consciência
Dar uma destinação adequada às garrafas pet descartadas em São Paulo instigou o ecoescultor paulista Carlos Gomes a desenvolver técnicas de texturização do material, transformando-o em esculturas únicas. “Todo mundo consegue fazer as esculturas e é um trabalho que sensibiliza”, avaliou o instrutor das oficinas ministradas na Expocatadores 2016. “A partir do momento em que a criança tem esse contato, cria uma peça, ela vai comentar com a família sobre o uso da garrafa pet. Há muitos alunos das oficinas que passaram a separar esse tipo de material do lixo comum para dar um destino correto”, disse o artista, que participa de projetos em outros estados e internacionais.
Conforme explicou a curadora da exposição Eneida Palermo, “a ideia surgiu há quatro anos, para reunir as lideranças das cooperativas de catadores de cada região de São Paulo”.
“As mulheres que passaram por aqui se sentem mais vivas e valorizadas. Entendem que não é difícil se arrumar. Alguns toques de beleza já elevam sua autoestima, fazem com que elas vivam melhor”, avaliou a cabeleireira Karina Longo, que coordenou a oficina de beleza.

Foto: João Luiz