Foto: Sindicato Rural de Barretos / Divulgação

A 49ª Expo Barretos, promovida pelo Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, aconteceu de 3 a 9 de outubro em um novo espaço, no Jockey Club Barretos. O público pode conferir mais de 300 animais das raças Nelore e Senepol, palestras e julgamento da raça Nelore pelo ranking paulista e nacional. A abertura oficial aconteceu no dia 5 com a presença de pecuaristas, criadores e produtores rurais. Na mesma noite, foi realizado o 3º Fórum de Agronegócios promovido pela FAESP/SENAR em convênio com o SEBRAE- SP.
No dia 6 de outubro aconteceu o II Ciclo de Palestras: “Eficiência Reprodutiva e Julgamento de Bovinos de Corte” em parceria com o curso de zootecnia da Unifeb, as palestras foram realizadas pelo agrônomo Gabriel Luiz Seraphico e pelo zootecnista Ricardo Rivas. A noite foi realizado o I Encontro Canavieiro, que reuniu produtores e fornecedores de cana de açúcar. Marcos Landell (Instituto Agronômico de Campinas) e Almir Torcato (Canaoeste) falaram sobre produtividade e tendências de mercado.
A Senepol 3G reuniu, no dia 7, convidados para falar sobre melhoramento genético com a zootecnista Nina Tramonte (BrasilcomZ) e da consultora agropecuária Lais Mendes Vieira (MSD) com participação especial da Dra. Renata Helena Branco Arnandes do (IZ/APTA).
O leilão 3º Nelore Barretos Show, do pecuarista J. Faria, movimentou o penúltimo dia da Exposição com a presença de Arnaldo Machado Borges, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Arnaldo foi o patrono da 49ª Expo Barretos e homenageado pela sua trajetória na pecuária brasileira e internacional com a Exposição barretense.