O rodeio é um esporte que leva emoção por onde passa e de 7 a 11 de junho a arena do Recinto de Exposições de Bálsamo será o foco das maiores competições de Montarias em Touros e Cavalos do Estado.
E pra ficar os oito segundos em cima do touro ou do cavalo o peão terá que desempenhar uma boa montaria, com técnica, equilíbrio e domínio do animal para garantir boas notas dos jurados.
Na 49ª Festa de Peão de Bálsamo, os competidores em touros vão montar em boiadas do Paulo Emílio e da Cia. de Rodeio Fábio Vargas.
Os peões dessa categoria são da ACR – Associação de Campeões de Rodeio”. Os atletas da ACR tem como objetivo aperfeiçoar e popularizar o esporte no país, assegurando aos montadores em touro condições ideais de trabalho e garantindo o mais completo bem-estar dos animais de pulo.
Já na montaria em cavalos estilo Cutiano, modalidade que a Festa de Bálsamo mantém fielmente há 39 anos, os cavalos são das tropas WR e Tito Cardoso.
Pra quem não sabe, o Cutiano é um estilo de montar rústico, 100% brasileiro, que se caracteriza pela falta de apoio do peão, pois apenas duas cordas são amarradas à peiteira do cavalo para que o peão possa segurar. Os competidores dessa categoria fazem parte da SBC – Seleção Brasileira de Cutiano.
Além disso, a festa vai contar com competições cronometradas dos Três Tambores e Team Roping.

Assessore Comunicação
Sabrina Braga