Fotos: Divulgação

Importante item para os produtores rurais, os pneus demandam atenção e investimento

Responsável pela transmissão da energia do motor para o solo, o pneu é um item de extrema importância para as diversas operações realizadas no campo. Graças à evolução das tecnologias aplicadas no seu desenvolvimento, e das muitas opções disponíveis no mercado, o produtor tem atualmente mais facilidade no momento de comprar os pneus, que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade da operação.
Na tabela de custos de um produtor rural, o pneu aparece entre os três maiores gastos, que são salários, combustíveis e pneus, nesta ordem. Com isso em vista, os produtores precisam, antes de qualquer coisa, entender qual tipo de pneu é necessário ao seu maquinário e tipo de produção.
“Esse é o primeiro e principal fator que deve ser levado em consideração, pois um pneu selecionado para trabalhar em um solo não compatível com a sua aplicação, pode comprometer todo o desempenho do maquinário e a produtividade da plantação”, explica Stefano Mercúrio, Gestor de linha pesada na DPaschoal.

Por isso mesmo, é necessária atenção na hora do investimento, que não é pequeno. “A escolha incorreta dos pneus pode trazer sérios malefícios para a máquina, o solo trabalhado e para a vida útil do próprio pneu”.
Os pneus agrícolas atualmente disponíveis no mercado se dividem em três tipos: direcional, de tração e radial. Os direcionais são geralmente utilizados em tratores e equipamentos agrícolas de pequeno porte. Já os de tração, são empregados nas culturas de milho, soja, feijão, arroz e no preparo do solo. Os pneus radiais têm uso nos segmentos canavieiros, de grãos e em tratores de grandes potências.
Nos últimos anos, os pneus agrícolas evoluíram em dimensão. Ou seja, aumentaram seu diâmetro e largura, possibilitando mais contato com o solo, melhorando a tração, diminuindo consumo de combustível e aumentando a produtividade no campo.

Saiba mais em: www.dpaschoal.com.br