Foto: Divulgação Internet

Doenças ocultas e que causam sérios prejuízos à equinocultura. AIE e Mormo merecem atenção especial por parte dos criadores.

O Mormo é uma doença contagiosa, que acomete principalmente os equinos, e que pode afetar algumas espécies de carnívoros e eventualmente pequenos ruminantes. Pode ser transmitida também ao homem, daí sua grande importância como zoonose e os riscos que representa para a saúde pública em geral. É uma zoonose considerada laboral, ou seja, a grande maioria dos casos ocorre em pessoas que trabalham em contato com os animais diariamente (criadores, tratadores e médicos veterinários)
A infecção se dá pelo contato com a bactéria através de fluídos corporais dos animais doentes, como: pús, urina, secreção nasal e fezes. Este agente pode penetrar no organismo pela via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (através de alguma lesão), alcançando a circulação sanguínea, indo alojar-se em alguns órgãos, em especial, nos pulmões e fígado. Os sintomas mais comuns da doença são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre alta, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; e dificuldades respiratórias.
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença viral crônica, causada por um vírus, limitada a equinos, asininos e muares, caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia, depressão, edema e perda de peso. A AIE gera embargos ao trânsito de equídeos, além de interferir nos eventos esportivos equestres, assumindo assim uma relevância econômica considerável. O agente é transmitido primariamente por picadas de moscas dos estábulos e outras hematófagas (que se alimentam de sangue) sendo estes apenas vetores mecânicos. Os principais reservatórios da enfermidade são os portadores inaparentes do vírus, principalmente em tropas que não sofrem monitoramento sorológico periódico. A transmissão é mais comum nas épocas mais quentes do ano e em regiões úmidas e pantanosas.
A importância do exame de diagnóstico precoce de AIE e mormo são indiscutíveis para a manutenção da saúde pública e para se evitar possíveis epidemias da doença. Além da grande importância dos exames para o trânsito dos animais e a entrada em eventos de concentração.

Em caso de dúvidas, ou da necessidade da realização de exames diagnósticos de mormo, procure a orientação de um Médico Veterinário capacitado e um laboratório credenciado.

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
17 3212.2060 / 99703.4892 – Rua Rubião Junior, 1654


CENTER VET JAGUARIÚNA

RUA ALFREDO BUENO, 450
19 3867.4994 / 19 99756.7572

#AGRO-VETERINÁRIO
Conteúdo Por Paulo Belarmino
Médico Veterinário
CRMV-SP: 30.174
CRMV-MS: 4.833
p.belarmino@hotmail.com