Foto: Divulgação

Breve Histórico:
A Associação das Damas de Caridade – mantenedora do Lar de Fátima, é uma Instituição sem fins lucrativos de natureza filantrópica, que tem por finalidade desenvolver serviços da Política de Assistência Social, oficinas Socioeducativas, atividades esportivas e culturais a crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade, ambos os sexos advindos de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Iniciou suas atividades em 1923, com o objetivo de alfabetizar e cuidar de crianças pobres e abandonadas, e construir um orfanato para ampará-las. Em 1936 iniciou a construção do prédio do orfanato Nossa Senhora de Fátima através das articulações da Associação. Em 1954, o prédio foi inaugurado em regime de internato, para crianças do sexo feminino, onde permaneciam até os 18 anos. O Lar de Fátima recebia crianças vindas da capital, e de todo o Estado de São Paulo, e obtinha verbas do Estado para proventos e manutenção.
Com a promulgação da Constituição de 1988 o regime de internato foi extinto, e em 1991 iniciamos os trabalhos através de Oficinas Sócio educativas.

OBJETIVO GERAL
Oferecer a criança e ao adolescente espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades, de acordo com seu ciclo de vida, incentivando a socialização e a convivência comunitária, fortalecendo a relação familiar a fim de contribuir para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.

PÚBLICO ALVO
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos encaminhados pela rede de Proteção e, em situação prioritária, definidas na Resolução CIT nº 01/2013: Em situação de isolamento; Trabalho infantil; Vivência de violência e, ou negligência; Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; Em situação de acolhimento; Em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; Egressos de medidas socioeducativas; Situação de abuso e/ou exploração sexual; Com medidas de proteção do ECA; Crianças e adolescentes em situação de rua; Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência

TRABALHO DESENVOLVIDO
Atualmente a Entidade atende 345 crianças e adolescente em situação de Vulnerabilidade Social de 0 a 3 anos (Educação Infantil) e de 6 a 15 anos através de Oficinas Socioeducativas.
Para realização das oficinas mantemos uma equipe técnica composta por Assistente Social, Pedagogo, Monitores, e Voluntários, que se dedicam para a realização das atividades e atendimento adequado para as crianças e adolescentes. Desenvolvemos Oficinas de Música, Dança, Artes, Teatro, Informática, Karatê, Capoeira, Atividades Esportivas e Recreativas.
O Serviço desenvolvido possui abrangência territorial municipal, atendendo famílias de diversos bairros como, Jardim Yolanda, Vila Elmaz, Residencial Jéssica, Parque da Cidadania, Jaguaré, São Deocleciano, João Paulo II, Ipiranga, São José do Rio Preto I, Jardim Primavera, Residencial Amizade, Residencial Lealdade e outros.
Nos atendimentos as pessoas trazem suas necessidades, muitos são procedentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, cujos membros trabalham em excessiva Jornada de Trabalho, e acabam deixando os filhos sozinhos expostos a inúmeras situações de risco pessoal e social.
A transferência de recursos que recebemos através de convênio e parceria com o poder público não está assentada na necessidade de ajudar financeiramente a Entidade para que ela desenvolva totalmente suas atividades. Para garantir o atendimento, os recursos são também provenientes de contribuições de Sócios, doações, promoções festivas, rendas de recursos próprios, trabalho voluntário e gratuito da diretoria e associados, tem ainda a Associação à finalidade de articular a captação de recursos por meio de doações e eventuais parcerias.