Comissário Carlos Batista Moura recebeu o prêmio de primeiro lugar da Queima do Alho (Foto: Aquino José)

A Comitiva Água Doce, de Icém/SP, venceu neste sábado o Concurso da Queima do Alho, da 62ª Festa do Peão de Barretos. O grupo estradeiro liderado pelo comissário Carlos Batista Moura levou a melhor na disputa pelo título do maior festival gastronômico do gênero do país. O concurso foi realizado no Rancho Ponto de Pouso.
Ao todo, 20 grupos estradeiros participaram do campeonato culinário que reproduz costumes das refeições preparadas pelas comitivas de gado pelo interior do Brasil. A Comitiva Água Doce venceu o concurso nos anos de 2012 e 2014.
A importância da Queima do Alho na manutenção da cultura caipira foi reconhecida também por lei. O prato é considerado hoje Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
No cardápio preparado pelas comitivas participantes estavam o arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca (farofa no pilão) e carne na chapa de ferro. O sabor dos pratos e toda tralha das comitivas foram avaliados por um grupo de jurados especializado.
O local do evento ficou completamente lotado com a presença de convidados, políticos e imprensa. Todos presentes puderam saborear o tradicional prato típico do peão brasileiro. A dupla Gilberto & Gilmar foi atração musical do evento.

Compartilhar