Foto: Divulgação

Às vésperas de iniciar as competições de animais, a principal exposição da raça Brahman, a ExpoBrahman, realizou nesta quarta-feira (27/09) um minicurso sobre sanidade para os tratadores que estão trabalhando no evento, que acontece em Uberaba/MG até 1º de outubro. Foram oito horas de treinamento teórico e prático, conduzido pelo instrutor do SENAR Minas e médico veterinário, José Soté da Silva. Os tratadores aprenderam como utilizar corretamente equipamentos e protocolos de sanidade do gado, dentre eles a forma indicada de aplicação da vacina contra a febre aftosa, a esterilização de agulhas e administração de medicamentos. Eles ainda aprenderam na prática como preparar e aplicar a vacina no animal.
Segundo o instrutor do SENAR Minas, a capacitação de mão de obra em relação ao manejo sanitário precisa ser constante na fazenda, pois falhas na sanidade interferem na produtividade do rebanho. “Esse tipo de prejuízo só pode ser evitado com treinamento da mão de obra. É preciso capacitar tanto para os cuidados básicos, como aplicação de vacinas, cuidado com bezerros e com vacas gestantes, quanto para procedimentos mais específicos de cada sistema pecuário.”, diz Silva. Segundo ele, as maiores dúvidas dos tratadores foram em relação ao local de aplicação da vacina para não resultar em abcesso.
Nesta quinta-feira (28/09), a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e o SENAR Minas assinarão convênio para oferta de cursos aos criadores da raça em todo o país. A solenidade será a partir das 17h, na Casa do Brahman, no interior do Parque Fernando Costa.
Programação- A ExpoBrahman 2017 terá uma série de eventos até domingo, que inclui disputas em pista, leilões e projeto educativo para as crianças. As disputas de animais começam amanhã. O julgamento Brahman a Campo terá início no dia 29 de setembro, com o Grande Campeonato agendado para 30 de setembro. Já o julgamento de pista será no dia 28 e o Grande Campeonato no dia 1º de outubro. Os dois julgamentos serão conduzidos pelo jurado Izarico Camilo Neto. Os animais darão entrada no Parque Fernando Costa nos dias 25 e 26 de setembro. No dia 27 acontece a pesagem oficial.
Projetos sociais – Tradição na ExpoBrahman, o projeto Crescendo com o Brahman será novamente destaque na mostra. Marcado para esta quinta-feira, o evento é voltado para crianças e adolescentes e terá palestra sobre o zebu e aula prática sobre a raça Brahman. Com o apoio do Museu do Zebu, o projeto busca atrair a atenção das novas gerações para o mundo da pecuária e motivar filhos e netos de pecuaristas a serem seus sucessores no agronegócio.