Fotos: Divulgação

De 4 a 12 de agosto de 2018, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, realizará o 54º Festival do Folclore, um dos maiores e mais importantes do país, que comemora, este ano, seu Jubileu de Milho.

Durante nove dias de festa, a cultura de todo o país se reunirá na cidade, que é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).
A grande atração do evento fica por conta das apresentações noturnas de palco de danças e manifestações folclóricas, que encantam o público da festa. Mas, aliado a isso, a programação do evento inclui uma série de atividades como palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas e muito mais.
Neste ano, as cinco regiões brasileiras são presenças confirmadas no 54º Festival do Folclore de Olímpia com 55 grupos folclóricos e parafolclóricos, sendo 14 inéditos, de 17 estados brasileiros. A expectativa é de receber cerca de 100 mil pessoas, além da participação recorde de 1.800 artistas.

O palco da festa, que tem entrada gratuita, é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popularmente conhecido Recinto do Folclore, que leva o nome do idealizador do festival.
A estrutura do evento oferece ainda estacionamento oficial, ampla praça de alimentação com dezenas de barracas e gastronomia variada, parque de diversões, palco alternativo para apresentações de grupos, além de segurança reforçada.
O espetáculo de abertura, no dia 04 de agosto, que é um dos momentos mais emocionantes, promete surpreender e encantar o público com o tema: Festa de um povo “Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro”. Mais de 300 crianças da rede municipal e artistas convidados estão ensaiando para a apresentação.
O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia com peregrinações dos grupos participantes, que realizam apresentações e interagem com a comunidade. Além de outras atividades de confraternização, troca de experiências e fomento da cultura popular.
O 54º Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro e com o Governo do Estado de São Paulo. O evento tem apoio ainda do Proac (Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo) e da Guarani – Mais que Açúcar. Todas as informações sobre a festa, a história e a programação completa do festival estão disponíveis no site www.folcloreolimpia.com.br e na página oficial no Facebook www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial/.

Compartilhar