Eleição na Associação de Girolando confirma pecuarista Luiz Carlos Rodrigues como novo presidente

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando será conduzida a partir de janeiro de 2017 pelo agropecuarista Luiz Carlos Rodrigues, que concorreu em chapa única e foi eleito no (24/10) com 241 votos válidos. Foram registrados no total 269 votos, sendo 40 presenciais e 229 por correspondência. Desse total, tiveram 2 votos brancos, 4 nulos e 22 inaptos.
Rodrigues presidirá a entidade durante o triênio 2017/2019 e algumas das metas de trabalho para o período é a consolidação do mercado internacional para a raça, que vem despertando grande interesse de países latinoamericanos, asiáticos e africanos. Atualmente, a entidade tem convênio técnico firmado na área de registro genealógico e melhoramento com cinco países: Equador, Bolívia, Guatemala, Costa Rica e Honduras. Outros países que também assinarão o convênio com a Girolando em breve são Colômbia, Venezuela, Paraguai, El Salvador, República Dominicana, Panamá e México. No continente africano, a associação estuda a possibilidade de assinar convênio com Angola, Moçambique, África do Sul e Zâmbia. Na Ásia, serão negociados acordos com Tailândia, Vietnã, China, Indonésia, Índia, além da Turquia, na Euro-Ásia.
Outras propostas do presidente eleito são: A consolidação dos Núcleos de Criadores de Girolando em todo o país, que trabalham na promoção da raça em diversas regiões; O fortalecimento do programa Pró-Fêmeas, cujo objetivo é facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais à genética de qualidade da raça; Projetos de fomento às exposições da raça pelo país, assim como garantir a sustentabilidade econômica da principal feira da pecuária leiteira, a Megaleite, que é promovida pela Associação. “Vamos trabalhar em sintonia com as entidades do setor na defender dos direitos dos produtores de leite junto aos Governos Federal, Estaduais e Municipais. Vamos atuar em conjunto com os conselheiros estaduais da Girolando e com os associados para promover melhorias para a pecuária leiteira.”, diz Luiz Carlos Rodrigues.
Natural de Quirinópolis/GO, Luiz Caros Rodrigues tem 48 anos e é agropecuarista na região do Triângulo Mineiro. Ele seleciona a raça Girolando desde 2009, na Fazenda Nova Terra, em Uberaba/MG, e também cria gado de corte. Na agricultura, trabalha com cana de açúcar, soja e milho em Uberaba e em Conquista/MG. Preside a Associação dos Empresários Canavieiros do Vale do Rio Grande (CanaVale), o Núcleo dos Empresários Canavieiros do Estado de Minas Gerais, além de ser diretor da Cooperativa do Triângulo e Alta Paranaíba (Cotrial) e do Instituto Boa Fé, de apoio ao combate ao câncer. Na atual diretoria da Girolando, exerce o cargo de diretor Financeiro.

Sobre a Girolando
Com 3.544 associados em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi fundada em 20 de dezembro de 1978 por um grupo de pecuaristas da região de Uberaba/MG. Desde 1989, a entidade atua como delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do registro genealógico e do programa de melhoramento genético da raça. Em 2016, o Girolando está completando 20 anos de reconhecimento como raça leiteira genuinamente brasileira e é responsável por 80% do leite produzido no país. A entidade é presidida atualmente pelo pecuarista Jônadan Ma, que ficará no cargo até dezembro.