Grupos de dança de 34 municípios do país estarão presentes no Festival (Foto: Felipe Scapino)

Evento será realizado no dia 17 de agosto, no Palco Culturando, dentro da programação do maior rodeio da América Latina

Entre as várias atrações que fazem parte da 64ª Festa do Peão de Barretos (15 a 25 e agosto) está o III Festival Nacional de Dança, que este ano apresenta o tema “Brasil e sua riqueza cultural”.
Serão 37 apresentações, de 34 municípios que representam três estados brasileiros, cada um com a sua característica cultural. A programação completa com todas as atrações do Festival está disponível no site www.sethassessoria.com
Além de abrir esse espaço gratuitamente para que grupos de dança de todo o país possam mostrar seu talento em um evento que tem reconhecimento internacional, o Festival ainda trabalha a inclusão de portadores de necessidades especiais.
O grupo de dança Sem Fronteiras, com elenco composto por 10 pessoas com necessidades especiais, é uma iniciativa da Coordenadoria Municipal de Inclusão Social de Catanduva, e foi selecionado para participar do evento. Os artistas levarão para o palco a coreografia “Transfiguração” que remete ao passado, contando como as coisas aconteciam na roça e na vida das pessoas que trabalhavam na zona rural. “Vamos mostrar como nosso Brasil é lindo, nossa natureza é sobrenatural nas maravilhas que nos proporciona todos os dias em todas as coisas”, contou a professora do grupo Pamella Soffiatti.
Pamela disse ainda que o grupo tem a intenção de mostrar a todos que tudo é possível quando feito com amor. “O próprio nome do grupo diz: ‘SEM FRONTEIRAS’. Não tem nada melhor do que você mostrar o que você ama e o que você tem de melhor a oferecer para as pessoas, passar o incentivo para as pessoas com algum tipo de deficiência, passar a vontade e dedicação para a sociedade, nós buscamos levar nossa dança não apenas para competição ou premiação, nós levamos a nossa dança para mostrarmos que tudo é possível quando você coloca o amor acima de tudo”, afirmou.
Todas as apresentações serão avaliadas por jurados que levarão em consideração os seguintes critérios: inovação, figurino, harmonia da dança, sincronia entre dança, letra, música e movimentos, interpretação, cognição e magia. Os cinco primeiros colocados receberão o Troféu em Assemblage do artista plástico e multicultural Elio Floriano.