Foto/Fonte – site: Divulgação – Prefeitura de Rio Preto
Movimentação interna e externa serão monitoradas por meio de 89 câmeras de segurança; água da chuva aproveitada na limpeza e irrigação
O novo Terminal Urbano de Rio Preto, que entrará em operação neste sábado, dia 30, foi projetado para oferecer mais comodidade e segurança aos 75 mil usuários do sistema que passarão diariamente pelo local. A obra também foi projetada com foco na sustentabilidade e no respeito às pessoas com deficiência.
Dois reservatórios subterrâneos instalados na entrada principal têm capacidade de armazenar até 450 mil litros de água da chuva, sendo 175 mil retidos para evitar alagamentos e outros 275 mil reservados para o uso na limpeza das plataformas, irrigação das áreas verdes e nas descargas dos quatro banheiros públicos.
Entre os dois ramais de parada dos ônibus, existe uma praça de convivência com bancos e arborização. O espaço foi pensado para os usuários esperarem o ônibus com mais conforto. Além disso, 79 câmeras farão o registro das imagens dentro e fora do terminal.
Ao longo das plataformas de embarque e desembarque estão disponíveis 80 bancos, 125 lixeiras e tomadas para o carregamento de telefones celulares. São 16 totens de informações com 32 monitores que informarão o horário de chegada e partida das linhas em tempo real.
“O novo sistema será mais ágil, com menos tempo entre a entrada e a saída dos ônibus do terminal. Isso aumentará a rotatividade em cada plataforma. Assim, quem ganha é o usuário, pois não haverá aglomerações”, explica o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto, Amaury Hernandes.
Todo o terminal conta com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual. São quatro elevadores e duas escadas rolantes, além de piso tátil em toda a extensão. Para a travessia das ruas internas foram construídas quatro lombofaixas.
A regularidade dos ônibus e o cumprimento dos horários serão acompanhados a partir de uma sala de monitoramento com dez postos de trabalho instalada no Centro de Controle e Operações. A sala conta com representantes da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e s do consórcio Riopretrans, que opera o transporte coletivo em Rio Preto.
Na entrada principal, pela avenida Bernardino de Campos, ficam os seis guichês para venda de passagens e dez catracas de acesso às plataformas. No acesso pela Philadelpho Gouveia Neto está a sala que abrigará uma nova base da Guarda Civil Municipal (GCM).
Extensão
Os dois pisos do novo terminal somam 28 mil metros quadrados. Na parte superior existem jardins, uma esplanada, um anfiteatro de 330 metros quadrados – com capacidade para receber 750 pessoas – e um deck com 370 metros quadrados para descanso no final da tarde.
Os quatro banheiros públicos contam com acessibilidade para cadeirantes e os seis bebedouros disponíveis aos usuários contam com sistema de resfriamento da água.
A obra recebeu investimentos de R$ 64 milhões e foi custeada pelo Governo Federal – Programa Pró-Transporte, Modalidade Pró-Transporte – Setor Público, através de convênio com a Caixa Econômica Federal.
Bicicletário
À esquerda da entrada principal funcionará um bicicletário com capacidade para 120 bicicletas. Além disso, o entorno do terminal conta com uma ciclovia que fará a conexão entre as faixas exclusivas para bicicletas da avenida Philadelpho Gouveia Neto com as que margeiam a Represa Municipal, passando por trás no prédio da Biblioteca Municipal.
De acordo com a Emurb, será proibido o comércio de ambulantes e fumar na parte interior do terminal.
Ajustes
Após a entrada em operação, o Consórcio Riopretrans, irá avaliar em tempo real a necessidade de ajustes nos horários das linhas e na quantidade de rodadas por linha. Caso haja necessidade, os ajustes serão feitos nos primeiros 15 dias. “Esse é um movimento normal, como os itinerários foram alterados, as vezes precisamos ajustar alguns horários. A avaliação é sempre realizada em tempo real e os ajustes são constantes, toda vez que detectamos a necessidade”, afirmou o secretário Amaury Hernandes.