O Governo do Estado de São Paulo e as suas Secretarias, dentre elas a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, todos os anos, se incorporam à campanha de conscientização sobre a importância da atenção ao câncer de mama, com o movimento Outubro Rosa.
Desde 2020, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em todo o mundo e, no Brasil, é o mais incidente entre as mulheres, excluindo o câncer de pele não melanoma, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 2021, estima-se que serão 66.280 novos casos da doença no país.
O diagnóstico precoce é fundamental nos casos de câncer de mama, pois quando descoberto no início as chances de cura chegam a 95%.
Portanto, ficar atenta aos sinais do corpo é essencial, assim como realizar a mamografia, que para mulheres a partir dos 50 anos deve ser realizada a cada dois anos pelo SUS.
A rede estadual de saúde paulista tem centros de referência para o diagnóstico e tratamento da doença, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Pérola Byington.
Cuide-se! Procure um médico caso note qualquer anormalidade e realize a mamografia com periodicidade.