Rio Preto é 4º município que mais evoluiu em desenvolvimento rural em São Paulo

0
116
Foto: Divulgação

São José do Rio Preto é o 4º município em evolução nas políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável de um ano para o outro e o 14º colocado geral no Programa Cidadania no Campo – Município Agro, projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para apoiar, reconhecer e premiar as administrações municipais com melhor atuação no território rural.

Dos 410 municípios que manifestaram adesão no ciclo 2020/2021, 85 conseguiram pontuação mínima – 50 pontos de um total de 90 possíveis – e receberam a certificação. Rio Preto alcançou 71,5 pontos e também será contemplada com R$ 50 mil em recursos a serem investidos em políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.

“Fomos surpreendidos com mais R$ 80 mil em recursos pela 4ª colocação entre os municípios que mais progrediram em políticas públicas na área. É um grande reconhecimento do trabalho realizado”, declara o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, que esteve na capital paulista em cerimônia onde representou o prefeito Edinho Araújo.

O Cidadania no Campo “tem como foco o fortalecimento institucional das cidades, orientando o planejamento de suas atividades nas áreas rurais e fomentando uma agenda baseada nas diretrizes da política pública ‘Cidadania no Campo 2030’”, segundo publicação do governo de São Paulo.

A avaliação do ciclo 2020/2021 incluiu atividades realizadas de 1º de janeiro de 2020 até 31 de julho de 2021, sendo previstas ações majoritariamente voltadas à gestão e distribuídas em 10 diretivas: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável; Defesa
Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; e Interação Campo-Cidade.

A adesão ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável torna o município apto a pleitear o uso gratuito e compartilhado dos bens móveis e imóveis do Estado, para a execução das atividades previstas em um convênio específico para este fim.

Fonte: Prefeitura de Rio Preto