Foto Divulgação

Uma réplica gigante do intestino humano, será montada no Riopreto Shopping nos dias 15, 16 e 17 de maio das 10h às 21h30.
O evento faz parte da VII Semana de Prevenção do Câncer e outras Doenças do Intestino e organizado pela Associação dos Ostomizados da Região de Rio Preto (AORP).
A visitação será gratuita e aberta a toda a comunidade.
Nos anos anteriores que a exposição foi realizada em 2010, 2012, 2014, 2016, 2017 e 2019 foi visitada por aproximadamente 9 mil pessoas entre alunos de escolas públicas e o público presente no shopping.
De acordo com a organização da exposição, a estrutura inflável em formato de túnel, que simulará o interior do intestino grosso, conta com 20 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, onde os visitantes poderão conhecer detalhes do órgão humano e seu funcionamento.
Ao percorrer o trajeto do ‘Intestino Gigante’, o visitante terá uma experiência interativa e essa atividade será acompanhada por profissionais da saúde e estudantes de medicina que realizarão explicações, darão informações e orientações sobre o diagnóstico da doença, tratamento e formas de prevenção.
Também haverá a exibição de um vídeo explicativo sobre as doenças intestinais, como a Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, Colites Indeterminadas, Síndrome do Intestino Irritável e Obstipação.
A exposição tem como objetivo, estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao intestino.

A ASSOCIAÇÃO
A Associação dos Ostomizados da Região de Rio Preto (AORP), fundada em 14 de agosto de 1996 é uma instituição sem fins lucrativos, que visa defender os direitos dos ostomizados prestando informações, assegurando o acesso ao serviço público de saúde (SUS) para recebimento das bolsas coletoras, apoio social, psicológico e defesa da qualidade da assistência e dos equipamentos.
A AORP também oferece palestras educativas, terapias ocupacionais através de atividades de lazer, reuniões, grupo de apoio aos interessados, além da troca de experiências com outros ostomizados.

CÂNCER DE INTESTINO
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus, também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, o Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio, entre 2023 e 2025, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Desses casos, 23.660 devem ser diagnosticados entre mulheres e 21.970 entre homens. Os sintomas mais comuns da doença são sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, sensação de evacuação incompleta, anemia, cansaço ou fadiga inexplicável, dores abdominais e perda inesperada e repentina de peso.
Os exames para diagnóstico devem ser feitos por homens e mulheres acima dos 50 anos, pessoas com pólipos, pessoas com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, além de familiares de pessoas que tiveram câncer de colorretal.

PREVENÇÃO
Atualmente, cerca de 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, o que aumenta os custos com o atendimento de saúde – cirurgias, quimioterapia, radioterapia – e diminui as chances de cura para um dos tumores malignos mais frequentes e fatais no país. A enfermidade incide em homens e mulheres de forma semelhante, principalmente, a partir dos 45 a 50 anos de idade.

Compartilhar