Close up hand farmer in garden during morning time food background concept with copy space

Normas entraram em vigor no dia 1º de Fevereiro

Entrou em vigor no dia 1º de fevereiro, a Instrução Normativa nº 1 que trouxe normas técnicas para a produção integrada de folhosas.
Essas normas são voltadas para 32 espécies: acelga, agrião, aipo, alcachofra, alecrim, alface, alho poró, almeirão, aspargo, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, couve, couve chinesa, couve de Bruxelas, couve-flor, erva doce, escarola, espinafre, estévia, estragão, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, orégano, repolho, rúcula, salva e sálvia. Uma parceria entre a área produtiva, Embrapa Hortaliças e órgãos públicos e da iniciativa privada, resultou nesse regulamento.
Com a alta tecnologia envolvida na produção integrada, é possível fazer o monitoramento dos processos, o controle integrado das pragas e a rastreabilidade de toda a cadeia. Garantindo um alimento seguro, também prevê a implantação das Boas Práticas Agrícolas (BPA), rastreando desde sua origem até chegar ao consumidor.
A adesão ao sistema não é obrigatória, porém, caso seja aderida, o produtor deverá seguir as normas estabelecidas, como por exemplo, o uso racional de insumos, ter uma equipe capacitada tecnicamente, ter um responsável técnico, possuir certificação do produto concedida por entidade credenciada pelo Inmetro.

Produção Integrada
Iniciada no Brasil em 2001 com a Produção Integrada de Frutas (PIF), atualmente é válida para todas as cadeias do agronegócio, ficando a cargo dos colegiados de cada cultura, apresentarem as propostas de normas.
Até o momento, são 72 culturas com normas técnicas aprovadas e já publicadas pelo MAPA para produção integrada.
Para adequar sua propriedade ao sistema, o produtor poderá financiar recursos, através da linha de crédito Inovagro.

Fonte: MAPA

Compartilhar