Foto: Arquivo Pessoal

O desenvolvimento mundial tem sido cada vez mais abordado no que diz respeito a seus impactos e consequências, levando cada vez mais a busca por atitudes, tecnologias e meios de produção eficientes e que tragam um conjunto de benefícios para o ambiente e a sociedade envolvida.

Diante dos desafios que isso nos apresenta, a sustentabilidade chegou ao agronegócio com a intenção de fazer ainda mais com que os avanços sejam contundentes, principalmente em relação a economia de recursos financeiros e naturais envolvidos na cadeia produtiva, sendo assim, devemos buscar uma produção cada vez mais pautada em menor impacto ambiental somado a maior produtividade.

Medidas que levam em conta o uso consciente do solo e da água por exemplo são um dos principais pontos que tem tido relevância neste cenário, bem como estratégias que prezem pela conservação da fauna e flora para manutenção do meio ambiente. Tendo como princípio os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), o Agronegócio tem papel importante na execução de mudanças, já que atua em todos esses pontos de maneira bem ampla.

No que se refere ao pilar econômico da sustentabilidade, o setor agropecuário tem sido destaque uma vez que a cada ano que se passa, safras e números recorde figuram no cenário mundial, demonstrando assim a eficiência cada vez mais presente no dia-a-dia. Isso se deve muito ao uso de tecnologias, a intensificação dos sistemas de produção, ao manejo de solo e pastagens e ao uso correto e consciente dos recursos financeiros, que se somam ao aspecto social também, uma vez que transmite a responsabilidade de empregar de maneira direta e indireta grande parcela da população.

Ainda no caráter social da sustentabilidade, nosso setor mostra cada vez mais a importância de garantir a segurança alimentar da população, já que possibilita que se gere alimentos em numero e qualidade para que questões como a fome sejam encaradas e combatidas.

Porem ainda existe um grande gargalo a ser superado, pois cabe ainda ao Agro, demonstrar ainda mais o fato de que a eficiência produtiva esta atrelada de maneira positiva a conservação dos recursos naturais e ao meio ambiente, uma vez que por usarmos desses pontos, a nossa produção depende e muito de que todo o meio ambiente a sua volta esteja em ordem para que possamos usufruir de uma boa produção. O uso de sistemas integrados como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agropastoris tem tido papel importante no sentido de melhor uso dos recursos naturais, e consequentemente promovendo incremento significativo aos retornos financeiros do setor.

De modo geral, o Agronegócio brasileiro tem sua responsabilidade cada vez mais enfatizada para que sejam ampliados os valores sobre um equilíbrio onde se produza e preserve em todos os elos da cadeia. Cabe ainda ressaltar que nós, em nossos lares podemos aumentar a sustentabilidade no mundo, consumindo de maneira consciente, reduzindo desperdícios e valorizando o processo produtivo, já que conhecendo como se produz, nós podemos agir de encontro a medidas que façam do mundo um lugar onde nosso futuro é plantado diariamente, e que os frutos sejam bons e estejam à disposição de todos.

Prof. MSc. Lucas Chaves De Paula

Zootecnista e MSc. em Ciência Animal

CRMV/SP nº 3.853/Z

 

Compartilhar