Foto Divulgação / Expo Rio Preto
Rio Preto foi sede da Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore com recorde de animais em pista
A Etapa Corte da 62ª EXPO Rio Preto encerrada no último domingo (5) com o julgamento da raça Nelore, consagrou a grande campeã da EXPO Rio Preto 2025. O destaque da etapa Ouro do ranking Nelore 2025 foi a vaca Bellatriz FIV CBA, apresentada por Paulo de Castro Marques, da Fazenda Santa Ester, pertencente à cidade de Silvianópolis (MG).
Mais de mil animais passaram pela pista do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, reafirmando a importância da feira no circuito oficial da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Destaques do Nelore
Na categoria Nelore, além da grande campeã Bellatriz FIV CBA, o touro Lugano FIV Kado, da Fazenda Terra Prometida, foi consagrado Grande Campeão, representando o expositor Henrique e Juliano Produções e Eventos.
Já na categoria Nelore Mocho, a Grande Campeã foi a fêmea Olinda Angico e o Grande Campeão 9192 RG, ambos propriedade do criador Dalton Dias Heringer, da Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES).
Na categoria Nelore Pelagens, o título de Grande Campeã foi para NEJA 2797 FIV V3, da Fazenda Porto Velho, em Boa Esperança do Sul (SP), de Washington Dias Janota Antunes. O Grande Campeão foi NEJA 3638 FIV V3, de João Antônio Soares Bessa Costa, da Fazenda Bela Olinda, em Paranaíba (MS).
Força genética também no Tabapuã
Entre os animais da raça Tabapuã, a fêmea Orla FIV TJG, da TJG Agropecuária Ltda, foi escolhida Grande Campeã, representando a Fazenda Porto Seguro, de Nova Granada (SP). Já o Grande Campeão foi o touro Iluminado, da Fazenda Água Marinha, de Julio Christian Laure, localizada em Uberaba (MG). Os julgamentos foram realizados em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT).
A EXPO Rio Preto
Realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a feira é apresentada pela Faesp/Senar, com patrocínio da Caixa Governo Federal e do Banestes, e correalização da Lovi do Brasil, de Novo Horizonte.
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Noroeste Paulista e a terceira maior do Estado de São Paulo em número de animais, a EXPO Rio Preto se destacou também pela sua duração: 17 dias de atividades divididos em duas etapas: a etapa Leite (13 a 21/9) e a etapa Corte (28/9 a 5/10).