62ª EXPO Rio Preto abriu os portões neste sábado (13) e reafirma sua importância como feira de negócios e de entretenimento

0

Fotos Leandro Gasparetti
Texto: Assessoria de Comunicação

A primeira fase da 62ª EXPO Rio Preto teve início neste sábado, 13 de setembro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto. Com o slogan “Bom de negócio. Bom para a família”, a edição de 2025 da feira traz um novo conceito para o público da cidade e da região, que equilibra negócios e entretenimento para todas as idades. Tanto a entrada como o estacionamento e as atividades são gratuitas.

Realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentada pela Faesp/Senar, com patrocínio da Caixa, Governo Federal e do Banestes, e com a correalização da Lovi do Brasil, a 62ª EXPO Rio Preto terá cerca de três mil animais, sendo 12 raças de bovinos, três de equinos e três raças ovinas. Para comportar a quantidade de animais no recinto, a feira é dividida em duas fases: a etapa Leite (13 a 21/9) e a etapa Corte (28/9 a 5/10).

Reconhecida como a maior feira agropecuária do Noroeste Paulista e a terceira maior do Estado de São Paulo em número de animais, a feira destaca-se também pela quantidade de dias do evento: a primeira e a segunda fase somam juntas, 17 dias de atividades voltadas para negócios e lazer em família. A expectativa é de 50 mil pessoas nas duas fases da feira, público interessado em realizar negócios e visitantes que buscam entretenimento.

Com mais de 20 expositores de diferentes segmentos e uma infraestrutura organizada para acolher o público que passará pelo local da festa, a montagem da EXPO Rio Preto gerou cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa da correalizadora Lovi do Brasil. Em relação aos negócios, a previsão é que a edição de 2025 gere uma receita 30% maior do que a edição anterior.

“Queremos fazer a maior EXPO que Rio Preto já teve. Esta é uma feira importante para nossa cidade e para toda região Noroeste Paulista, com movimentação direta e indireta de muitos setores”, disse o prefeito coronel Fábio Cândido.

Além de julgamentos dos bovinos e equinos e provas como Torneio Leiteiro e com cavalos, a EXPO Rio Preto tem atenção especial nos pequenos e médios agricultores. A programação inclui atividades técnicas, como palestras, cursos e dia de campo. Um dos grandes destaques desta edição é a realização da terceira edição da InterTech Agro, que reunirá especialistas, produtores e representantes das mais diversas cadeias produtivas para discutir inovação, sustentabilidade e agricultura familiar. Os temas abordados da InterTech Agro serão: pecuária de corte e de leite (com a reativação do programa Cati Leite), cacau, seringueira, mirtilo, cana-de-açúcar,  apicultura e meliponicultura e um debate com mulheres semeadoras do agro.

“A Expo tem a missão de aproximar o homem urbano do homem do campo, despertando compreensão, respeito e valorização pela história, pelo trabalho e pelas raízes da nossa produção agrícola”, explicou a secretária de Agricultura de Rio Preto, Carina Ayres. “Nosso evento também é um espaço de conhecimento e troca de experiências”, completou.

Em todos as áreas, a produção familiar será destaque e um dos espaços mais importantes será o Espaço Origens, com produtores atendidos pelo Senar, que vai valorizar a produção artesanal dentro e fora do campo em todas as suas formas, fomentando a economia familiar e criativa, um convite ao empreendedorismo familiar e ao crescimento social.

“A EXPO Rio Preto é mais do que uma feira. É um símbolo da força do nosso agronegócio, da união entre o urbano e o rural, da educação, de capacitação e inovação”, completou a secretária Carina Ayres.

Bom de negócio

Para criadores de bovinos, equinos e ovinos, a 62ª EXPO Rio Preto a expectativa também é grande. “A edição deste ano traz uma motivação especial com a gestão da secretária Carina Ayres, pois a feira garante uma exposição grandiosa e completa aos expositores”, disse o criador da raça Simental e representante da Associação Brasileira de Criadores das raças Simental e Simbrasil, Renato Hage.

Na primeira e segunda fase, a feira contará com a exposição de 12 raças bovinas (Gir Leiteiro, Girolando, Sindi, Simental, Santa Gertrudis, Guzerá, Tabapuã, Nelore Mocho, Nelore Padrão, Nelore Pelagem, Senepol e Brangus), quatro equinas (Mangalarga, Quarto de Milha, Paint Horse e Árabe) e três raças ovinas (Santa Inês, Dorper e Suffolk).

A programação de negócios também incluirá, nas duas fases ,julgamentos, Shopping de bovinos e equinos, Torneio Leiteiro, etapas nacionais da raça Sindi, etapa Nelore Ouro, sete leilões (bovinos, equinos e ovinos) e provas esportivas equestres, como a Prova do Tambor, Julgamento de Marcha de Mangalarga e Ranch Sorting, que serão realizadas na nova arena multiuso – outra novidade da EXPO Rio Preto.

“Por meio de importantes parcerias, a feira busca integrar todos os elos da cadeia produtiva do agro em um ambiente de fomento aos negócios com respaldo técnico e tecnológico. A missão é fortalecer o setor”,  explicou a secretária.

Outro destaque da EXPO Rio Preto, que acontece na segunda etapa, será a exposição de máquinas e implementos agrícolas, com cerca de 12 estandes, oferecendo aos visitantes e produtores a oportunidade de conhecer as novidades em tecnologia de ponta do setor.

Bom para a família

A 62ª edição da EXPO Rio Preto traz uma ampla estrutura que vai além do agronegócio, com atrações pensadas para todos os públicos. O evento contará com duas praças de alimentação, food trucks, três decks com cafeteria, doceria e bombonière, além de um restaurante completo e um bar temático com área de convivência voltada para a pista de julgamento.

O público infantil terá atenção especial com uma programação recheada de atividades no Espaço Kids, que funcionará diariamente. Entre as atrações, estão contação de histórias, pintura facial, oficinas de argila e desenho, além de jogos lúdicos. A estrutura ainda conta com brinquedos infláveis e o tradicional Trenzinho Cultural, que fará passeios pelo recinto da feira.

“Fizemos uma programação que atenda toda a família, mas com foco maior nas crianças. Queremos que a família se sinta acolhida e possa aproveitar tudo o que um evento deste porte tem para oferecer. Todas as atrações são gratuitas e pensadas para oferecer horas de descontração e lazer”, disse o assessor de Secretaria Municipal de Cultura, Erick Soares, responsável pela programação de entretenimento da EXPO Rio Preto.

Uma das grandes novidades desta edição é a Fazendinha Rancho PH, espaço temático que proporciona uma imersão no ambiente rural em pleno centro urbano. O local abriga cerca de 20 animais de pequeno porte,  como mini pôneis, mini vacas, mini cabras, mini carneiros e até lhamas – oferecendo ao público uma experiência única de interação com os bichinhos.

A Fazendinha Rancho PH também será palco de uma ação educativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Durante as duas fases da feira – de 13 a 21 de setembro (Etapa Leite) e de 28 de setembro a 5 de outubro (Etapa Corte), o espaço receberá a visita de alunos da rede municipal de ensino, promovendo o contato das crianças com o universo rural e reforçando o papel da EXPO Rio Preto como agente de integração entre campo, cidade e educação.