Aconteceu em outubro, no Centro de Convenções da Acirp, em São José do Rio Preto, o Fórum do Campo ao Consumidor Produtos Orgânicos. A iniciativa do evento foi graças à parceria da CATI e a Escola Maria Peregrina, que devido a horta orgânica que foi implantada na escola, surgiu a ideia de organizar e realizar o evento para orientar os produtores rurais e a população.
“Devido a demanda e aumento do consumo dos produtos orgânicos pela população e, também pela iniciativa do projeto da Escola Maria Peregrina, decidimos unir forças para realizar um evento de produtos orgânico que não aconteceu na região” explica Andrey Vetorelli Borges, engenheiro agrônomo da CATI Rio Preto.
O projeto da Escola Maria Peregrina foi uma iniciativa dos alunos que quiseram aprender sobre produtos orgânicos. “Alguns alunos quiseram aprender sobre produção orgânica e, montamos uma horta no fundo da escola, para que as crianças pudessem manusear e acompanhar o manuseio, cuidado, entre outros” explica Rogério Fisher Duque, diretor da Escola Maria Peregrina.
Com isso a CATI e a Escola Maria Peregrina uniram forças para organizar e realizar o Fórum. “O objetivo do evento é de levar informações ao produtor para melhorar a comercialização dos seus produtos, sendo mais competitivo no mercado, mostrando aos produtores que são empresários rurais e, não apenas produtores” comenta Marcos José Amâncio, gerente do Sebrae Rio Preto.
O evento contou com o apoio da Fatec de Rio Preto, Escola Maria Peregrina, Sindicato Rural de Rio Preto, Secretaria de Turismo, Secretaria de Agricultura, CATI e Acirp.

Foto: Leandro Gasparetti