A Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) chega, neste mês, ao seu Jubileu de Prata, ajudando a transformar São José do Rio Preto (SP) na Capital da Borracha

Em 20 de novembro de 2017, a Apabor fez aniversário. São exatos 25 anos atuando em São José do Rio Preto e região a favor da heveicultura. Toda a trajetória da Associação foi primordial para auxiliar e impulsionar a produção de borracha em nossa região, transformando nossa cidade na Capital da Borracha.
Hoje, contamos com aproximadamente 5 mil produtores no Noroeste Paulista. São 30 milhões de plantas em produção, o que representa 58% da produção brasileira. Além de empregar em torno de 10 mil sangradores.
Esses dados comprovam o grande potencial de nossa região para a produção nacional, que pode trazer a tão sonhada autossuficiência em produção de Borracha Natural para nosso país.

Um pouco da história
A Apabor foi fundada no dia 20 de novembro de 1992 por intermédio do Sr. Percy Putz, produtor, primeiro presidente da Associação e membro da diretoria até hoje. Dentre os principais objetivos da instituição, sempre estiveram: a luta por melhores preços; a divulgação de técnicas atualizadas da cultura da seringueira para aumento da produtividade e melhoria da qualidade da borracha e a união e defesa dos interesses de produtores e beneficiadores.
Em 25 anos, muitas conquistas foram alcançadas. Atualmente, a Apabor realiza e participa de eventos do segmento dentro e fora do país e já produziu um manual de boas práticas em produção e comercialização de borracha, que percorre todo o Estado com o Workshop Borracha Legal.
Comemoração
Para celebrar esta data tão significativa para o setor, a Apabor recebeu convidados em sua sede, localizada em São José do Rio Preto, no dia 20 de novembro, para um coquetel.

Curiosidades
🌿 A Apabor nasceu em 1992, exatamente 500 anos depois de Cristóvão Colombo descobrir a América e anunciar a existência de um estranho produto (borracha natural), usado pelos nativos para a confecção de bolas.
🌿 A Associação foi fundada 80 anos depois de o Brasil deixar de ser o maior produtor mundial de borracha. O Sudeste Asiático assumiu e mantém a liderança desde 1912.
🌿 A Apabor foi criada 40 anos após uma ampla campanha para o plantio de seringueira em São Paulo. Um ano antes (1951), o País importava borracha natural pela primeira vez. Uma lei estadual de 1952 isentava de impostos a produção e comércio da borracha extraída de seringais paulistas, mas apenas para a primeira venda.
🌿 A fundação da Apabor ocorre no mesmo ano em que o Estado de São Paulo se torna, pela primeira vez, o maior produtor de borracha natural do país. A produção paulista era de 9 mil toneladas (hoje, cerca de 45 mil toneladas/ano ou cerca de 50% da produção nacional). São Paulo tem mais de 2.000 heveicultores, 8 usinas de beneficiamento instaladas e 111 mil hectares de área plantada.

Compartilhar