Considerado a maior feira zebuína do mundo, evento é realizado entre os dias 28 de abril e 6 de maio, em Uberaba

A Fazenda Água Milagrosa, pertencente ao Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, lança, durante a 84a edição da feira agropecuária Expozebu, que ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), o livro “Tabapuã, a história da raça genuinamente brasileira”, que traz toda a história da origem da raça Tabapuã, no Brasil.
“Esse livro retrata todo o trabalho de vida dos Ortenblad e evolução da raça preconizada e idealizada por meu pai, Fábio Zucchi Rodas, que deu origem a uma nova raça, hoje considerada um dos zebus mais completos do País. A obra é um marco na história da Água Milagrosa, pois agrega todos os conhecimentos sobre o Tabapuã”, afirma Sarita Junqueira Rodas, CEO do Grupo Junqueira Rodas.

Com 25 capítulos distribuídos em 80 páginas, a obra, escrita a quatro mãos pelos jornalistas Raul Marques e Bruno Xavier, conta a história do gado Tabapuã, desde a origem, que levou ao aperfeiçoamento genético da raça (considerada a primeira originária do Brasil), à projeção nacional pelo visionário Fábio Zucchi Rodas.
Para elaboração da obra, os autores contaram com a contribuição por meio de depoimentos e material de pesquisa de colaboradores da Fazenda e do Grupo Junqueira Rodas.
Os dados são do portal da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), histórico da Fazenda Água Milagrosa, além dos livros ‘O Môcho Tabapuã da Fazenda Água Milagrosa’, de Alberto Ortenblad, ‘Tabapuã – A Raça Brasileira’, de Rinaldo dos Santos, ‘Um problema de genética animal’, de José da Costa Guerra, ‘O Zebu – Sua Reprodução e Multiplicação Dirigida’, de Octávio Domingues.
“Elaborar essa obra foi um marco em minha carreira, tanto pela possibilidade de conhecer uma bela história brasileira como pela oportunidade de conhecer mais sobre um universo complexo, com riqueza cultural e diferenciais importantes. O gado Tabapuã é a maior conquista da zootecnia brasileira em 100 anos”, afirma Raul, um dos autores da obra.

O lançamento aconteceu no no dia 1º de maio, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT), no Parque Fernando Costa.

Expozebu
A Expozebu, considerado o maior evento do mundo com foco nas raças zebuínas e mais importante do calendário do setor, chega à 84a edição com previsão de público de 300 mil pessoas e expectativa de movimentar cerca de R$ 170 milhões em negócios.
Durante o evento, a ABCT deverá lançar campanha nacional com o objetivo de levar mais informações sobre as características e a importância da carne e do leite de Zebu.