Recuperação de estradas rurais facilitará exportação do café produzido em Cristais Paulista

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Os cafeicultores de Cristais Paulista, na região da Alta Mogiana, terão maior agilidade para transportar a sua produção com a recuperação de 5,53 quilômetros das estradas rurais CRP-010 e CRP-355, que ligam as propriedades da região às principais rodovias paulistas e à cidade de Claraval, em Minas Gerais. As melhorias foram realizadas por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, do Governo do Estado de São Paulo, que investiu R$ 799.540,92, em contrapartida aos R$ 133.839,70 desembolsados pelo município. Com a reforma, os produtores terão melhores condições de preparar e transportar a produção para exportar ao mercado europeu.

“A água é grande amiga da agricultura, porque irriga e traz vida, mas quando não há o tratamento adequado, pode causar erosões nas estradas. O conceito do Programa Melhor Caminho é elevar as vias, construir bacias de contenção e promover o adequado escoamento das águas. Mesmo em tempos de crise econômica, com a necessidade de redução de custos, o governador Geraldo Alckmin tem investido neste programa sustentável”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que visitou, no último dia 13 de janeiro de 2017, as obras executadas pela Pasta, por meio da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Cristais Paulista e do Conselho de Desenvolvimento Rural do Município, José Henrique Mendonça, 32 propriedades do município deverão obter, em breve, a certificação Fairtrade, ou comércio justo, para que possam fornecer cafés especiais ao mercado europeu. “Estamos buscando um crescimento, tanto da produção quanto intelectual, para que cada produtor da região possa ser estimulado a fazer melhor. A recuperação das estradas vicinais é importante nesse processo, tanto para o transporte de insumos e da produção, quanto também para facilitar a realização de Dias de Campo”, disse.
A prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia Mendes, ressaltou que as produções de cana-de-açúcar e leite, também muito fortes na região, serão beneficiadas com as obras. “A recuperação dos trechos é fundamental para a economia do nosso município, que é fortemente baseada na agricultura. Temos uma zona rural ampla e as melhorias facilitam o escoamento da produção, especialmente dos pequenos e médios agricultores e pecuaristas. Os veículos do transporte escolar também poderão trafegar com maior agilidade”, disse.
“Nossa cidade é eminentemente rural e o mínimo que precisamos é ter garantida a nossa condição de ir e vir o que, às vezes, é deixado em segundo plano pelas administrações. Precisamos de boas estradas para ter acesso às propriedades, para levar e trazer os produtos e comercializá-los”, afirmou o produtor Paulo Henrique Coelho.
Após a vistoria, o secretário se reuniu com representantes do Poder Público municipal e cerca de 20 produtores. O evento contou com a presença do diretor regional da Codasp, José César Zoccal; do presidente da Câmara Municipal de Cristais Paulista, Elson Gomes dos Santos e os vereadores Charles Peres, Gian Carlo Costa, Jamilton Celio Pelizaro, João dos Reis, Maria Isabel Luquetti, Marilene Ferreira e do diretor de Agricultura do município, Gerson Rubens Rocha.

Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos
O conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto pelo secretário Arnaldo Jardim ao governador, que viu uma oportunidade de atender às necessidades de mais produtores rurais em mais cidades do Estado de São Paulo. Neste novo momento, em vez de readequar vários quilômetros de extensão da estrada, os técnicos da Codasp identificam qual é o ponto crítico daquele trecho.
O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas – com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. Isso porque a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região. A equipe quebra o barranco e “levanta” a estrada em vez de afundá-la ainda mais.
Outro destaque das obras é o chamado bigode, uma saída para a água escorrer não pela estrada – indo parar no rio -, mas sim para as laterais, garantindo que ela infiltre no solo e abasteça o lençol freático. Assim, as propriedades rurais atendidas ganham melhor tráfego eum solo mais fértil, com mais água infiltrada e sem erosão – refletindo diretamente em ganho ambiental e de produtividade e renda.
“Com a readequação, cumprimos uma das exigências do governador Geraldo Alckmin, que é unir ganho de produtividade e questão ambiental na agropecuária paulista. O Melhor Caminho faz com que a água fique na lavoura, ela não escorre para a baixada, para o rio, deixando de alimentar as nascentes e causando erosões nas propriedades rurais. Garantimos que a água realize seu ciclo natural”, destacou o secretário.