Modelo comercializado inicialmente será o quiosque

O Açaí da Praia, rede rio-pretense de restaurantes especializados em alimentação saudável, comandada pelos empresários Rafael Marques e Leonardo Schimidinger, começa a operar em sistema de franquias a partir de abril deste ano. O modelo a ser comercializado inicialmente é o de quiosque para centros comerciais e espaços fechados. Denominado “Ilha Saudável” o modelo tem tamanho pré-estabelecido em 5m², podendo variar de acordo com a necessidade do cliente e terá produtos exclusivamente baseados em açaí.
O valor de uma unidade “Ilha Saudável” do Açaí da Praia custa R$ 89.400,00 e tem taxa de franquia de R$ 19 mil. O prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses, com faturamento médio projetado em R$ 30 mil/mês. Interessados poderão preencher a ficha cadastral no site da franqueadora (acaidapraia.com.br).
Ao todo são oferecidas quatro combinações prontas no formato do negócio: Sensação, Prestígio, Floresta Negra e Milk Shake. O Açaí puro também está disponível e pode ser combinado com uma gama variada de complementos, 20 no total. Serão comercializados três tamanhos: 200ml, 300ml e 500ml.
“O segredo está exatamente no padrão de excelência de nosso produto, na variedade e nas combinações. Pensamos que com um produto irretocável sempre teremos um número crescente de clientes e solicitações para novas franquias”. Comenta Rafael Marques, Diretor de Expansão da rede.
Fernandópolis é a primeira cidade a receber uma unidade, especificamente no Shopping Center Fernandópolis, a ser inaugurada na próxima quarta-feira (12). Depois é a vez do Iguatemi Rio Preto, com data de inauguração ainda a ser divulgada.

História
Tudo começou quando Rafael Marques cursava o primeiro ano de Nutrição (2005), durante uma aula de Economia e Planejamento Empresarial. Ele comandou um grupo junto com então seu amigo, Leonardo Schimidinger, em que o projeto era um restaurante.
Cinco anos depois (2010) o projeto já estava sendo colocado em prática com a inauguração da primeira unidade de rua, ambos tinham dupla jornada de trabalho e mantinham seus empregos. A coisa começou a dá tão certo que eles tiveram que abandonar as empresas em que trabalhavam.
A segunda unidade veio mediante uma demanda alta: “Começamos a trabalhar no limite. Muitas pessoas iam embora porque a fila de espera era muito grande, então decidimos expandir, era hora de abrir mais uma loja.” Pontua Schimidinger.
O Açaí da Praia da represa começou a funcionar em agosto de 2012 e logo de início assustou os jovens empreendedores, tamanho era o fluxo. A terceira unidade foi inaugurada em 2014 pela mesma razão, demanda alta e espaço insuficiente para atender devidamente os fãs da comida saudável.
Em 2015 veio o primeiro quiosque, localizado no Riopreto Shopping Center, em Rio Preto – SP. A partir de então começou a procura de pessoas interessadas em comprar uma unidade, tinha início então o projeto de franquias.

Números
O Açaí da Praia emprega cerca de 50 funcionários direta e indiretamente, sem contabilizar ainda as unidades franqueadas, com uma média salarial de R$ 1.300,00. O Açaí comercializado pela marca vem diretamente do Pará e é faturado em São Carlos-SP, tem 70% de concentração (tipo nobre). São vendidos até mil quilos por semana.
O faturamento da marca em 2016 foi de R$ 3,5 milhões e projeção de 5 milhões para 2017, incluindo o projeto de franquias.

Franquias
Segundo a ABF o faturamento total do setor de franquias atingiu R$ 151,2 bilhões no ano de 2016, o que representa um crescimento de 8,3% em relação ao ano de 2015, com projeção de aumento de 7% a 9% em 2017. Mais uma vez o franchising brasileiro obtém um desempenho positivo, diversas vezes superior ao PIB nacional, que neste período recuou 3,6%, segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE.Batata Cremosa com Bacon e Requeijão!