Foto: Divulgação
Equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Pato Branco participa pelo terceito ano da Shell Eco-marathon. Divulgação
O projeto “Pato a Jato” apresentado durante a edição de 2016 da FENASUCRO & AGROCANA, irá representar o Brasil pela 3ª vez na Shell Eco-marathon, em Detroit nos Estados Unidos entre os dias 27 e 30 de abril. A FENASUCRO & AGROCANA – a maior feira sucroenergética do mundo– está apoiando o projeto e a ida do grupo até a competição.
O Shell Eco-marathon reúne mais de 500 estudantes de 50 países que apresentam suas inovações sempre promovendo o desenvolvimento tecnológico inovador para a mobilidade urbana. A maratona é dividida em duas categorias e a equipe “Pato a Jato” concorre na categoria Prototype (Protótipos), onde os veículos, que são feitos apenas para uma pessoa, têm o objetivo de alcançar a máxima eficiência em todos os sentidos.
Criado em 2009, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Pato Branco, o projeto “Pato a Jato” se dedica à construção e criação de veículos individuais de alta eficiência energética. Para a maratona, um grupo de 8 pessoas entre os 20 integrantes, irá apresentar o protótipo Popygua 2.0, que pesa 35 kg é feito de fibra de carbono. A equipe visa bater o recorde em autonomia da última maratona que foi de 316 km com apenas 1 litro de etanol.
Segundo o Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone, é importante fomentar projetos como este que mostram toda a capacidade energética do etanol. “Estamos em uma região (Sertãozinho/SP) movida pelo etanol e temos o compromisso de fomentar projetos como este que levam e mostram ao mundo a eficiência do etanol ressaltando-o como fonte limpa e segura”, comenta.