Foto: Divulgação / Agência Teodora Relações Públicas

Agência Teodora Relações Públicas, bar Colina Lounge, grupo Sambauê e o cantor Seu Moço se juntam para angariar fundos e ajudar criança que desde o nascimento passa por diversos problemas de saúde

Sofia Queiroz, tem 3 anos e 6 meses, mas desde o nascimento passa por diversos problemas de saúde. Pela necessidade de fazer uma cirurgia caríssima e de alto risco, amigos da família se reuniram para realizar a festa “Todos Por Sofia”. A ideia surgiu da agente Teodora Relações Públicas em parceria com o cantor Seu Moço e o bar Colina Lounge. Logo, depois entraram mais parceiros, que é o caso do grupo Sambauê. O evento acontece dia 27 de de outubro e tem como objetivo arrecadar fundos para o tratamento que custa em torno de R$ 80 mil.
De acordo com Carla Jorge, diretora da Teodora Relações Públicas, tudo começou após conhecer a história da Sofia. “Sempre me envolvi com causas sociais, acredito que é a responsabilidade de todos colaborar com o bem do próximo. E desde que soube da história da Sofia, estava procurando algo funcional para ajudar. Dessa forma, conseguimos unir alguns clientes e amigos.”
Sofia nasceu apenas com 26 semanas e pesando apenas 500 gramas. No momento do parto tever várias intercorrências devido a prematuridade extrema, como: sangramento cerebral, parada cardiorrespiratória e prolapso intestinal que fizeram Sofia passar por diversas cirurgias no intestino. Nesse tempo, precisou ficar entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o quadro de saúde ainda evoluiu para uma Broncodisplasia Pulmonar, que tornou necessária uma traqueostomia e ventilação mecânica para permitir a respiração.
De acordo com a mãe dela, a enfermeira Vilmara Marque Silva, ela sofreu uma sequela neurológica grau 1 que pode causar dificuldades física, motoras e na fala. “Sofia ficou 1 ano e 8 meses na UTI neonatal se alimentando somente por gastrotomia. Atualmente ela ainda não fala, só se alimenta por sonda e depende 100% de oxigênio artificial e precisa da realização de uma traqueoplastia para reconstruir a traqueia e tirar a traqueotomia para que ela possa tentar falar e comer normalmente”, explica.
Para que isso se tornasse possível a família buscou ajuda com especialistas em traqueias, em São Paulo, onde passar por uma cirurgia de alto risco e com um valor que a família não tem condições e, por isso, da ajuda dos amigos. “Sou muito grata a tudo que está acontecendo.”
Estefânia Garrutti, proprietária do Colina Lounge também tem no o DNA a vontade de ajudar. “Eu sou totalmente as causas sociais. Mantenho um projeto com minha irmã há seis anos que chama Equovida (Equoterapia), atendemos mais de 100 crianças entre deficiência física e mental na terapia em cima do cavalo. Isso é da minha vida, da minha filosofia.”
Para Seu Moço, é emocionante ajudar a Sofia. “De alguma forma, o pouco que estou fazendo para ajudar na cirurgia, sei que vai trazer muitas alegrias para ela e a família dela. Só temos que agradecer essa oportunidade”, diz.
“Quando fomos convidados, já conversamos com o pessoal da banda e topamos de cara, porque é de suma importância pensar no outro, principalmente na Sofia que é filha de um parceiro nosso. O Samba tem essa raiz de ajudar as pessoas, já que nasceu na periferia”, explica Wandré Augusto, um dos integrante do grupo Sambauê.
O show terá também a participação da dupla João Victor & Weslei, e acontece no próximo dia 28, a partir das 20 horas, no Colina Lounge, na margina Vicente Filizola, 5240, na Vila Redentora. Os ingresoss custam R$ 20. Informações no Colina Lounge (17) 3022-6246) e com os pais dela (17 99159-5901).