Foto: Divulgação

Maior evento do setor será digital pela primeira vez

Em 8 de junho é comemorado o Dia do Citricultor. Em homenagem ao setor citrícola, o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ultrapassa as barreiras da distância e comunica que este ano será virtual o principal evento nacional da citricultura: a 42ª Semana da Citricultura, a 46ª Expocitros e o 52º Dia do Citricultor serão realizados de 26 a 29 de julho de 2021. Em 42 anos de Semana da Citricultura, esta será a primeira vez que os participantes terão essa experiência a distância. Em 2020, o evento não foi feito por conta da pandemia da COVID-19. Os interessados podem se inscrever no https://expocitros.com.br

“Em 2020, a programação da Semana da Citricultura foi adiada para este ano, por isso os pesquisadores de citros se dedicaram para que essa edição voltasse com força total. O IAC sempre busca estar em sintonia com o setor produtivo, por isso a programação é definida a partir de consultas aos envolvidos na área”, diz o pesquisador e diretor do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, Dirceu Mattos Jr.

Durante a 42ª Semana da Citricultura, os palestrantes irão abordar temas como variedades-copa e porta-enxertos de citros, fisiologia do estresse do ambiente, sustentabilidade, fitossanidade, AgTech e inovação. Esses assuntos serão abordados em palestras pelos pesquisadores do IAC, Hamilton Humberto Ramos, Helvécio Della Coletta Filho, Mariângela Cristofani Yaly, Rodrigo Marcelli Boaretto, Rodrigo Rocha Latado e Mattos. Economia e mercado serão tratados por palestrantes convidados.

Como será no formato digital

As sessões, em 27 e 29 de julho, contarão com uma palestra temática e três interativas, seguidas de painéis de discussões, que permitirão a interação com o público no ambiente digital. Ao todo, serão 24 apresentações e seis salas interativas. Participam dessas sessões: pesquisadores, especialistas de negócios, consultores, citricultores e profissionais da Espanha, Uruguai e Estados Unidos. “Esse evento é uma referência para o setor citrícola brasileiro”, diz Mattos.

Ainda, a Expocitros-Semana realiza a entrega de prêmios para os destaques do setor. Em 2021, na categoria engenheiro Agrônomo do Ano, o citricultor e consultor, Maurício Lemos Mendes da Silva, será agraciado. A categoria Prêmio Centro de Citricultura, irá para o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Araras. Segundo Mattos, cerca de 300 estudantes de agronomia da UFSCar atuaram no Centro de Citricultura nos últimos 15 anos, sendo que muitos bolsistas dos programas PIBIC e PIBIT do CNPq, foram laureados com o prêmio de melhor trabalho do programa. “Outros estiveram engajados no programa de pós-graduação em projetos de pesquisa com os pesquisadores do Centro de Citricultura. Hoje, muitos egressos ocupam posições de destaque na agricultura”, afirma Mattos.

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045) – Assessoria de imprensa IAC