Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Rio Preto

Árvores já são adultas e foram escolhidas por serem adequadas ao local

O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezutto, participaram na manhã desta terça-feira (6) do plantio de árvores no entorno do Mercado Municipal.

Foram transplantados três ipês já adultos, sendo dois de florada branca, na calçada da rua Jorge Tibiriçá, e um de florada amarela, na rua Antônio de Godoy.

As árvores brancas têm cerca de 5 metros de altura e 15 cm de diâmetro, cada, enquanto a amarela tem cerca de 3 m de altura e 10 cm de diâmetro. Por serem maduras, a expectativa é que floresçam dentro de um ano.

A operação mobilizou grande efetivo e maquinários por conta do porte das árvores. “Adquirimos os ipês de empresa que dispõe de tecnologia diferencia no transplante dessas espécies adultas e garante a substituição delas caso ocorra algum problema”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto.

A Secretaria de Meio Ambiente teve importante participação em todo o processo, passando pelo suporte na abertura do berço, adubação, escoramento das árvores.

Esta foi a fase final do plantio dos ipês que compõem o projeto paisagístico da reforma do Mercadão. Em fevereiro deste ano, outras três árvores foram plantadas entre as ruas Silva Jardim e Antônio de Godoy. Trata-se da compensação ambiental pelas árvores que, conforme previsto por laudo técnico, precisaram ser suprimidas ao longo da obra – para tanto, ainda será realizado replantio de mais 20 ipês em área rural do município.

As obras de reforma estão concentradas, neste momento, na área externa da rua Jorge Tibiriçá, com feitura de estacionamento e de calçadas, instalação de deck e pintura.

O acesso ao Mercadão está ocorrendo pelas entradas das ruas Silva Jardim e Antônio de Godoy.

Fonte: Prefeitura de Rio Preto