Foto:Divulgação
Histórica. Assim é definida a participação da raça bovina Girolando na 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos, cujos julgamentos tiveram início no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em São José do Rio Preto, na última sexta-feira, 1º de setembro.
Após uma pausa de quase dois anos imposta da pandemia da Covid-19, os julgamentos desta raça de gado leiteiro têm um número recorde de animais inscritos: 160. “Se somados com o Gir Leiteiro, são mais de 280 animais. É a maior EXPO Rio Preto em termos de Gir e Girolando”, comenta Nilton Barcelos Junior, técnico do Noroeste Paulista da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Segundo Barcelos Junior, criadores com tradição em exposições chegam com rebanhos renovados, prezando pelo melhoramento genético, sobretudo aplicado para a pista de julgamento. “São grandes criadores de São Paulo e outros estados. A região tem nomes fortes do Girolando, criadores focados na EXPO Rio Preto”, conta.
“São mais de 20 categorias voltadas para fêmeas e quatro categorias de machos. Elas são organizadas por idade e composição racial, já que o Girolando é uma mistura das raças Holandesa e Gir. Desta forma, são analisados os percentuais de cada raça presentes em cada animal julgado”, explica.
Fonte:Prefeitura de Rio Preto