Evento com autoridades e expoentes do setor teve anúncio de fomentos à agroeconomia
Foi realizada na manhã do último sábado (2), no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em São José do Rio Preto, a cerimônia oficial da 58ª EXPO Rio Preto – Edição Especial de Julgamentos. O evento restrito a convidados e imprensa reuniu diversas autoridades locais, da Região Metropolitana e do estado de São Paulo, bem como expoentes do agronegócio brasileiro.
O prefeito Edinho Araújo expressou seu entusiasmo com a realização da exposição, uma vez que a edição em 2020 precisou ser suspensa por causa da pandemia do coronavírus. “Até aqui temos enfrentado e vencido a Covid-19, retomando de forma segura e consistente nosso crescimento. Não fazemos nada sozinho, mas a EXPO Rio Preto é exemplo do quanto somos capazes de realizar em conjunto, poder público, iniciativa privada e sociedade como um todo”, destacou. “Nosso papel é preparar a cidade e nossa região para um futuro de oportunidades e ainda mais desenvolvimento.”
A grande novidade deste ano vem sendo a parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), representante máxima da pecuária nacional, responsável pelos julgamentos das raças zebuínas.
“A EXPO Rio Preto já é uma feira consolidada no setor, mas ainda fomos surpreendidos com as excelentes condições de infraestrutura e organização garantidos pela Prefeitura de Rio Preto e seus parceiros. Tenho certeza que esta é uma união de longa data”, ressaltou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior. “Retomamos nosso circuito oficial de competições da melhor forma possível.”
O evento foi coroado pelo repasse ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, do documento que solicita a adesão do governo de São Paulo ao programa Pró-Genética, cujo objetivo é contribuir com a produção sustentável de carne e leite de origem bovina, principalmente entre pequenos e médios pecuaristas. A iniciativa conecta rebanhos de elite e produção comercial e deve beneficiar todos os municípios da Região Metropolitana.
“Parabenizo o prefeito Edinho Araújo pela grandeza do que tem feito com sua equipe. Graças a esse dinamismo, vamos começar na região de São José do Rio Preto a retomada do programa Melhor Caminho, recuperando 5 mil quilômetros de estradas rurais no estado de São Paulo. Também vamos garantir ronda rural 24 horas, tudo para fortalecer a economia e a riqueza que o campo entrega à cidade”, anunciou Borges.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro; o presidente da ACIRP e coordenador institucional da EXPO, Kelvin Kaiser; o vice-presidente da ABCZ e representante das associações de criadores, Marcelo Ártico; o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone; dentre outros secretários municipais, vereadores, presidentes e representantes de associações.
Fonte: Prefeitura de Rio Preto