Cerimônia ocorreu na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 21/3
Nesta segunda-feira, 21/3, às 10h da manhã, a Polícia Ambiental de Rio Preto comemorou 50 anos de atividades em Rio Preto, promovendo solenidade de entrega de Medalhas do Cinquentenário do Policiamento Florestal e Láureas de Mérito Pessoal aos policiais que mais se destacaram em 2021. E ainda teve lugar a cerimônia de inauguração da foto do coronel Fabiano Ferreira do Nascimento na galeria de comandantes. A inauguração da foto ocorreu na Câmara de Vereadores com a presença do prefeito Edinho Araújo, vereadores, autoridades policiais e ambientais, além de personalidades da cidade. Ao todo, foram entregues 13 láureas, duas medalhas e uma inauguração de retrato.
Na ocasião, o prefeito Edinho foi também agraciado com a medalha Cinquentenário do Policiamento Ambiental de Rio Preto.
A mesa dos trabalhos contou com a presença dos vereadores Pedro Roberto e Jean Charles; prefeito Edinho Araújo; vice-prefeito Orlando Bolçone; major Alessandro Daleck; coronel Paulo Augusto Motoca (ex-comandante em Rio Preto, atualmente em Araçatuba); e coronel Dinael Carlos Martins (novo comandante da Polícia Ambiental do Estado).
Auditório da Câmara lotado de policiais ambientais, parentes dos homenageados e personalidades da cidade, entre elas a ex-comandante da Polícia Militar de Rio Preto cel. Helena Reis (ex-secretária- chefe da Casa Militar) e o promotor de Justiça aposentado Fernando Fukossawa. Também marcaram presença os vereadores Bruno Moura, Odélio Chaves, Bruno Marinho, Paulo Pauléra e Renato Pupo.
Um dos momentos fortes da cerimônia foi o descerramento do retrato do Coronel PM Fabiano Ferreira do Nascimento, que será afixada no mural histórico do 4ºBPAmb, como Eterno Comandante da Unidade, honrando assim a tradição policial-militar, que reverencia a figura daqueles que se dedicaram, ao longo da história, com lealdade e constância, conduzindo os destinos de suas Unidades no cumprimento da missão constitucional, que em suma é “Servir e Proteger”.
Casado com Renata e pai de dois filhos, o cel. cumpriu 30 anos de serviços em Rio Preto. “Sinto-me muito feliz e honrado pela carreira de serviços prestada em 30 anos, com muita sinceridade e amor aos princípios da polícia ambiental, agradeço as amizades aqui conquistadas e os ensinamentos que levo comigo,” disse Nascimento que agora pretende exercer a advocacia.
Após a execução do Hino Nacional, deu-se a abertura do evento com o ten. Cel Carmo Augusto de Oliveira Vasques, comandante do 4° Batalhão de Polícia Ambiental, que é parte do Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo. Ele enumerou as conquistas da polícia no exercício de 2021, como a retirada de circulação de 152 armas de fogo ilegais; a visita para orientação e fiscalização de 4565 propriedades rurais; a navegação dos rios de nossa região por mais de 7.548 horas, resultando na apreensão de 68.357 metros de redes de pesca ilegalmente empregadas e 5 toneladas de pescados irregulares; a apreensão de 4.115 animais silvestres em cativeiro ilegal, que foram libertados em seu habitat ou direcionados para centros de reabilitação animal; e apreensão de 1.462 metros cúbicos de madeiras irregulares.
A Láurea do Mérito Pessoal é um reconhecimento concedido aos policiais militares que, por seus méritos individuais, se sobressaíram no cumprimento do dever.
Foram agraciados com a Láurea de Mérito Pessoal, os policiais militares Daniel Carlos de Oliveira, Bruno Boschilia Lima, Vanderlei Donizete Modolo e Leonardo Alves Larranhaga; Alonso Wendel Ferreira da Silva; Emerson Mioransi; Valdecir Donizete Scaldelai; Leandro Aparecido de Oliveira; Juliano Cardoso Andrade; Carlos Eduardo Santos Horn; Daniel Augusto de Freitas; e Fernando Ciniciato. Em seguida, ocorreu a entrada solene da bandeira pelo tenente Yuesley Ferreira Benicio.
Em seguida, ocorreu a entrega da Medalha do Cinquentenário do Policiamento Ambiental da Policia Militar do Estado, instituída com o objeto de homenagear personalidades civis e militares e instituições civis e militares por seus méritos pessoais e que tenham contribuído de algum modo com o policiamento florestal. Entre os homenageados estão o prefeito Edinho Araújo, o capitão Antonio Carlos de Souza Pilon e PM Kelly Aparecida Matias.
Fonte: Prefeitura de Rio Preto