Foto: Arquivo pessoal

O mundo da montaria em touros foi sacudido nesta semana com uma das maiores negociações da história do chamado “mercado de touros atletas” no Brasil. Respeitado como um dos principais nomes deste mercado o empresário paranaense Tércio Miranda adquiriu três touros atletas de destaque nas arenas brasileiras em uma negociação que envolveu cifras acima de 1 milhão de reais. “Foi um investimento significativo, mas que já estava dentro do nosso planejamento. Foi uma negociação que se estendeu por algum tempo, mas que agora deu certo e estamos muito felizes com essas novas aquisições,” declarou Miranda. Os três animais que agora passam a integrar o plantel da Cia. de Rodeio Tércio Miranda foram adquiridos da Cia. BR Bananinha, de propriedade do também empresário e criador Alexandre de Souza, do município de São Sebastião do Paraíso-MG. Ambos estão presentes neste fim de semana em Divinópolis-MG, onde a PBR Brazil, campeonato brasileiro da Professional Bull Riders, a maior organização de Montaria em Touros do mundo, realiza uma etapa.

Como principal destaque desta negociação está o touro Olho Mágico, tido como um dos mais promissores animais de pulo da atualidade e com desempenho já comprovado em diversos eventos. “O Olho Mágico é hoje sem dúvida um dos cinco melhores touros do Brasil, talvez esteja até mesmo entre os três melhores da atualidade. Então é uma aquisição muito importante para o nosso plantel e vem para reforçar esse nosso projeto de melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos animais e consequentemente também a marca da nossa companhia,” ressaltou. O empresário lembra que por ser um dos animais mais conhecidos da atualidade, sempre houve grande interesse e propostas de outros proprietários, o que demonstra ainda mais a qualidade do animal adquirido. Também faz parte da lista de aquisições o touro Caiçara, uma das grandes apostas para brilhar nas arenas e que tem provado sua qualidade com ótimos desempenhos nos eventos que participa.

Porém, o nome que certamente chama a atenção dos fãs nesta negociação é o touro Briga de Galo, que retorna ao plantel onde ganhou fama e projeção nacional. Considerado um dos mais importantes animais das arenas brasileiras nos últimos anos, Briga de Galo fez parte do plantel do empresário paranaense até 2019, quando foi vendido em um leilão. O touro se apresentou nos maiores eventos do Brasil permanecendo um longo período sem ser montado pelo tempo regulamentar de oito segundos, apesar de ter sido desafiado por praticamente todos os grandes competidores do país. No campeonato da PBR Brazil, por exemplo, que reúne alguns dos mais conceituados atletas do mundo, o animal permanece invicto, sem nunca ter sido montado por oito segundos. “A aquisição do Briga de Galo é praticamente um pedido dos fãs, que sempre o colocaram como um dos favoritos enquanto esteve em nosso plantel e faziam muita questão de que ele voltasse. Além disso, claro que ele ainda é um animal respeitado, de qualidade, e também um dos nomes mais conhecidos das arenas, sendo um reforço também para o nosso projeto marketing,” acrescentou o empresário, afirmando também que o animal fará parte do programa de melhoramento genético, em busca de reproduzir novos atletas das arenas com sua linhagem campeã.

O empresário faz questão de ressaltar que o valor de um touro de pulos se deve principalmente ao fato de que não é qualquer bovino que tem essa aptidão. Tércio Miranda explica que não há nenhum artifício ou equipamento capaz de transformar um touro sem aptidão em um atleta das arenas. “Os touros precisam ter uma aptidão para pulos, não é qualquer animal no pasto que vai se transformar em um atleta das arenas. É muito difícil encontrar um animal com aptidão para montarias e muito mais difícil ainda encontrar um com nível de performance acima da média” explica. De acordo com o regulamento mundial de Montaria em Touros, o competidor deve permanecer sobre o touro pelo tempo regulamentar de oito segundos para obter nota. A nota vai de 0 a 100 e é composta de 50% da performance do animal e os outros 50% pela habilidade do competidor. Mesmo quando o competidor não atinge o tempo regulamentar, o touro é avaliado e o melhor animal de cada evento é definido com base nas notas que eles obtém durante os dias de competição. Ou seja, assim como em cada evento de montaria há o competidor campeão, também há o touro campeão. Em 2019, os animais da Cia. de Rodeio Tércio Miranda conquistaram o título em três etapas do campeonato da PBR Brazil, incluindo no evento mais importante do ano, a grande Final.

CONFIANÇA EM UM MERCADO EM PLENA EXPANSÃO

Sobre o alto investimento nos animais, Tércio Miranda declara que é algo fundamental quando se busca e exige qualidade, pois é um mercado em plena expansão no Brasil e que os touros atletas de alto nível vem sendo cada vez mais valorizados. A etapa da PBR Brazil que está sendo realizada este fim de semana em Divinópolis-MG reúne mais de 70 touros de pulos selecionados a dedo nos plantéis de nove criadores. O empresário afirma que a decisão de investir não leva em conta somente a paixão pelas montarias, mas também a confiança no setor dos eventos de Montaria em Touros, que tem um futuro promissor pela frente em nosso país. “Nós somos responsáveis por uma parcela importante do esporte, que são os animais, por isso quando fazemos este tipo de investimento, estamos dando um voto de confiança no mercado, além de ajudar este setor a se expandir e gerar empregos nas mais diversas áreas,” disse ele.

Mesmo para os proprietários de animais o negócio vai muito além de apenas “criar de pulos.” A Cia. de Rodeio Tércio Miranda é hoje uma das mais importantes e valiosas das arenas brasileiras, com uma enorme legião de fãs. “Levar os touros as competições é o centro do nosso negócio, mas a marca vai além disso, e graças a fidelidade e o engajamento dos nossos fãs sabemos que temos hoje uma marca que tem múltiplas oportunidades de negócio, tanto dentro como fora das arenas,” afirma Rosana Miranda, esposa de Tércio e que é parte importante na gestão do plantel e da marca em si.

Ela ressalta que todos os passos dos últimos anos fazem parte de um plano de negócios, que teve um planejamento minucioso em todos os detalhes e vem sendo executado passo a passo. Com a volta dos eventos em 2022, o projeto voltou a ganhar força na execução e ainda há muitos outros pontos a serem colocados em prática. “É um planejamento a longo prazo, que está sendo executado passo a passo. Estamos seguindo em crescimento para que já em 2023 tenhamos parceiros, investidores e patrocinadores que venham junto conosco nesta caminhada,” finaliza.

PAIXÃO PELOS ATLETAS DE PULOS

O envolvimento de Tércio Miranda com o mundo dos Rodeios começou ainda na década de 90 quando ele começou a formar seu primeiro plantel de touros de pulo. Sempre criterioso em suas aquisições, no início dos anos 2000 o empresário tinha um dos plantéis mais respeitados e “temidos” das arenas brasileiras, tendo participado e se destacado em todos os grandes eventos do país. Neste período ele chegou inclusive ser um dos proprietários do famoso Touro Bandido, que já era também um destaque nacional entre os fãs. Ainda no início daquela década, Tércio Miranda vendeu todo seu plantel e se afastou dos Rodeios onde passou a cuidar de negócios pessoais durante vários anos, mas sem nunca deixar a paixão pelos atletas de pulo morrer em seu peito. Cerca de 10 anos depois, a paixão falou mais alto e o empresário voltou a investir em touros de Rodeio, formando novamente um plantel que logo de cara já figurou entre os mais respeitados do país. Nesta nova fase a Cia. de Rodeio Tércio Miranda passou a colecionar títulos, recebendo centenas de fivelas nos maiores eventos do país.

Em 2019, o empresário decidiu vender todo seu plantel novamente, desta vez através de um leilão onde proprietários de todo o Brasil tiveram a chance de arrematar todos os seus atletas de pulo que se destacavam nas arenas. Porém, ao contrário da primeira vez que se desfez do plantel, Tércio Miranda não se afastou do mundo do Rodeio e a Cia. de Rodeio permaneceu em atividade, criando animais de genética e cuidando de touros que tinham feito história no plantel, mas já não atuavam mais nas arenas como Vingador e Nortão. No início deste ano, com a retomada dos eventos após a pandemia, Tércio Miranda decide voltar de fato as arenas e adquiri todo o plantel da Cia. de Rodeio Máfia do Boi (Nova Esperança-PR) e Cia. de Rodeio Juninho Calderan (Piracicaba-SP), além de aquisições de outros proprietários nas semanas seguintes para reforçar seu time.

Novamente com um plantel de respeito, a Cia. de Rodeio Tércio Miranda já tem contrato com os principais eventos do ano, onde sempre chega como grande favorita devido a dar prioridade sempre a qualidade dos animais. Além do investimento direto no plantel, a Cia. Tércio Miranda trabalha constantemente também a sua marca, tornando-se uma das mais valiosas das arenas brasileiras em todos os setores que envolvem o mundo do Rodeio. Com uma legião de fãs, a Cia. se destaca pelo engajamento nas redes sociais, que faz dela atualmente a mais querida entre o público que acompanha o esporte.

Fonte: PBR BRAZIL/By: Abner Henrique Therézio

Compartilhar