Foto: Divulgação

Evento com correalização da Prefeitura de Rio Preto é aberto ao público para visitação

Teve início nesta terça-feira (7), no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em Rio Preto, a 2ª FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, que segue até o próximo sábado, dia 11.

Exclusivo para julgamentos de animais, o evento é uma realização da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS) e da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), com correalização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“Para nós é uma honra receber mais uma vez a FENOVI, que em sua primeira edição já movimentou mais de R$ 2,5 milhões em negócios da ovinocultura, além do impacto positivo no comércio, na rede de hotéis, restaurantes e outros serviços”, disse o prefeito Edinho Araújo.

A 1ª FENOVI foi realizada de 7 a 12 de dezembro de 2021, e reuniu 759 animais das raças Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Ile de France, Santa Inês e fêmeas de rebanho geral, entre julgamentos, exposição e comercialização. Participaram rebanhos de 52 fazendas dos Estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

“Logo na estreia, a FENOVI ganhou reconhecimento nacional, por envolver toda a cadeia produtiva de ovinos. Ela passou a integrar o calendário dos eventos agroempresariais do País”, afirma o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto.

De acordo com a organização, a segunda edição tem como principal objetivo compor o ranqueamento da ABCDorper – Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper, além dos julgamentos também valerem para o ranking “Cabanha do Ano”, da ASPACO – Associação Paulista de Criadores de Ovinos.

Cerca de 200 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Santa Ines, Ille de France e Sufollk participarão da feira.

“A FENOVI funcionará como uma espécie de trampolim para participação nas competições nacionais. Embora não seja uma etapa obrigatória, permite que os criadores cheguem mais bem preparados às competições”, explica o criador Paulo Sergio Viana, presidente da ANPOVINOS. “Além disso, fomenta a ovinocultura no Noroeste Paulista, já relevante e tradicional”, completa.

Neste primeiro dia, haverá entrada e admissão sanitária dos animais, seguida, na quarta-feira (8), pela admissão zootécnica. Os julgamentos efetivos ocorrerão na quinta e na sexta-feira (9 e 10), a partir das 9 horas. O sábado será reservado para a retirada dos animais do Recinto.

A FENOVI será aberta ao público em geral para visitação.

PROGRAMAÇÃO da 2ª FENOVI

7 de junho, terça-feira: Entrada e Admissão Sanitária dos animais das 8h às 18h
8 de junho, quarta-feira: Admissão zootécnica dos animais a partir das 9h
9 de junho, quinta-feira: Julgamento de classificação a partir das 9h
10 de junho, sexta-feira: Julgamento de classificação a partir das 9h
11 de junho, sábado: Saída dos animais a partir das 18h

Fonte: Prefeitura de Rio Preto

Compartilhar