Todas as alterações passam a valer a partir do dia 1º de julho de 2022, no início do novo ano hípico
A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) aprovou novas mudanças no ‘Regulamento de Concursos e Competições’, das modalidades esportivas da raça, após deliberação do Conselho de Administração. As propostas também foram analisadas e validadas pela Comissão de Jurados da ABQM. As mudanças passam a valer, já a partir de 1º de julho de 2022.
Confira, a seguir, as novas alterações no Regulamento:
1. Na modalidade de Três Tambores passa a ser possível a redução proporcional na medida da pista de competição, conforme redação proposta:
37.2 – O percurso deverá ser medido com exatidão, de acordo com o diagrama e não poderá exceder essas dimensões. Entretanto, a critério do organizador, com indicação no pedido de oficialização, o percurso poderá sofrer redução de 4,5 m (quatro metros e cinquenta centímetros) nas quatro medidas concomitantemente (tambores um, dois e três e fotocélula), independente das dimensões da arena. Quando a categoria for realizada com medidas reduzidas, o jurado oficial deverá colocar esta informação na aprovação do resultado.
2. Na modalidade de Breakway, passa a ser permitida somente laçada limpa, conforme redação proposta:
7. O tempo começa a ser computado no momento que a barreira é aberta, até o rompimento do fio que prende o laço ao pito da sela. Uma laçada legal é definida como aquela que esteja somente no pescoço do bezerro e causa o rompimento do fio (barbante) que está preso ao pito da sela. Não é permitido laçar rês sem soltar a mão do laço.
3. Nas modalidades de Laço Individual e Laço Individual Técnico, nas categorias Profissional Light e Amador Light, os pontos passam a ser contabilizados separadamente, conforme redação proposta nos itens:
6.04 – A Classe Aberta deverá conter as seguintes divisões de categorias para os cavaleiros:
f) Profissional Light 35 – Exclusiva para competidores profissionais nas modalidades de Laço Individual e Laço Individual Técnico (Amadores, Principiantes e Jovens não são permitidos) que não atingiram 35 pontos em Registro de Mérito pela ABQM em provas oficiais e oficializadas na somatória de todas as suas participações na Classe Aberta, de acordo com cada grupo de 13 Regulamento Geral de Concursos e Competições – Revisão Agosto 2021 provas. Após iniciar nessa categoria, o competidor que atingir 35 pontos na somatória de todas as provas e categorias, de acordo com cada grupo de provas, passará automaticamente para as demais Categorias da Classe Aberta e não competirá mais como Profissional Light. Caso a pontuação seja atingida no decorrer do ano hípico, o competidor deverá permanecer na categoria Profissional Light até o término do ano hípico (30/06). Os pontos de Laço Individual e Laço Individual Técnico serão contabilizados separadamente.
7.10 – Amador Light 100 – Exclusivo nas modalidades de Seis Balizas, Três Tambores, Ranch Sorting, Team Penning, Laço Individual e Laço Individual Técnico para competidores amadores que tenham 19 (dezenove) anos hípicos ou mais no dia 01/07 e que não atingiram 100 pontos na ABQM. Após iniciar nessa categoria, o competidor Amador Light que atingir 100 pontos na somatória de todas as modalidades e categorias em que participou, de acordo com cada grupo de provas, passará automaticamente para a Classe Amador. Caso a pontuação seja atingida no decorrer do ano hípico, o competidor deverá permanecer na categoria Amador Light até o término do ano hípico (30/06). Os pontos de Laço Individual e Laço Individual Técnico serão contabilizados separadamente.
4. Nas modalidades de Laço Comprido e Laço Comprido Técnico, nas categorias Profissional Light e Amador Light, os pontos também passam a ser contabilizados separadamente, conforme redação proposta nos itens:
e) Profissional Light 50 – Exclusiva para competidores profissionais nas modalidades de Apartação, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Comprido, Laço Comprido Técnico e Rédeas (Amadores, Principiantes e Jovens não são permitidos) que não atingiram 50 pontos em Registro de Mérito pela ABQM em provas oficiais e oficializadas na somatória de todas as suas participações na Classe Aberta, de acordo com cada grupo de provas. Após iniciar nessa categoria, o competidor que atingir 50 pontos na somatória de todas as provas e categorias, de acordo com cada grupo de provas, passará automaticamente para as demais Categorias da Classe Aberta e não competirá mais como Profissional Light. Caso a pontuação seja atingida no decorrer do ano hípico, o competidor deverá permanecer na categoria Profissional Light até o término do ano hípico (30/06). Os pontos de Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Comprido e Laço Comprido Técnico serão contabilizados separadamente.
7.11 – Amador Light 35 – Exclusivo nas modalidades de Laço Comprido e Laço Comprido Técnico, para competidores amadores que tenham 19 (dezenove) anos hípicos ou mais no dia 01/07 e que não atingiram 35 pontos na ABQM. Após iniciar nessa categoria, o competidor Amador Light que atingir 35 pontos na somatória de todas as modalidades e categorias em que participou, de acordo com cada grupo de provas, passará automaticamente para a Classe Amador. 17 Regulamento Geral de Concursos e Competições – Revisão Agosto 2021 Caso a pontuação seja atingida no decorrer do ano hípico, o competidor deverá permanecer na categoria Amador Light até o término do ano hípico (30/06). Os pontos de Laço Comprido e Laço Comprido Técnico serão contabilizados separadamente.
5. Nas modalidades de Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Comprido e Laço Comprido Técnico, na categoria Amador Principiante, os pontos também passam a ser contabilizados separadamente, conforme redação proposta:
9.04 – O Principiante terá o direito a participar nessa categoria até atingir 30 (trinta) pontos, de acordo com cada grupo de provas. Caso atinja os 30 (trinta) pontos no transcorrer do ano hípico, poderá permanecer até o final do ano hípico como principiante. Único: Exclusivamente para as provas de Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla na Classe Amador, na categoria Principiante será utilizado os 30 (trinta) pontos e o handicap de até 2 (dois) bois elite, para os competidores principiantes. O handicap de referência será o HNLD (Handicap Nacional de Laço Dupla), ou outro handicap que seja escolhido pela ABQM. Os pontos de Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Comprido e Laço Comprido Técnico serão contabilizados separadamente.
6. Na modalidade Vaquejada, nas categorias Jovem e Feminino – a critério do organizador, passa a ser permitida a disputa boi a boi, conforme redação proposta:
4. Como a competição acontece em caráter eliminatório, os bois da classificação possuem pontuação igual. No caso de as vagas de premiação não serem preenchidas por competidores que fizeram valer os 4 (quatro) bois, serão chamados os competidores que fizeram valer 3 (três) bois. Caso perdure a situação, serão chamados os competidores que fizeram valer 2 (dois) bois e assim sucessivamente. Exclusivamente nas categorias Jovem e Feminino, a critério do organizador, poderá fazer disputa boi a boi, sem a necessidade de classificação.
7. Na modalidade Vaquejada, também passa a ser limitado ao máximo de três inscrições de cada competidor, por categoria, de acordo com o Regulamento da ABVAQ – aprovado pelo MAPA, conforme redação proposta:
17.05 – Nas provas de Rédeas, Working Cow Horse, Três Tambores, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço em Dupla, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Comprido, Laço Comprido Técnico, Bulldog, Team Penning, Ranch Sorting e Apartação, o competidor poderá montar 3 (três) animais (machos ou fêmeas), podendo esse número chegar até 6 (seis) animais. Entretanto, do 4º (quarto) animal em diante, todos devem ser Puros Castrados – inclusive o Puro por Cruza – com anotação no Certificado de Registro do animal feita pelo Stud Book. Exceção é feita nas categorias Abertas das modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, onde o competidor poderá montar até 5 (cinco) animais (machos ou fêmeas), podendo esse número chegar até 10 (dez) animais. Entretanto, do 6º (sexto) animal em diante, todos devem ser Puros castrados – inclusive o Puro por Cruza -, com anotação no Certificado de Registro do animal feita pelo Stud Book. Nas provas de Vaquejada, o competidor poderá montar no máximo 3 (três) animais, independente do sexo.
8. Na modalidade de Ranch Sorting, a categoria Aberta Livre passa a ser subdividida entre Aberta Júnior e Aberta Sênior. A categoria Aberta Júnior será para animais com até 5 anos hípicos e a Aberta Sênior para animais a partir de 6 anos hípicos.
Todas as mudanças passam a valer a partir de 01/07/2022, no início do novo ano hípico.
Fonte: ABQM