A ação realizada nas zonas de amortecimento da floresta no último mês impediu que o fogo se alastrasse
Na manhã desta quarta-feira, 3, um incêndio atingiu as proximidades da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, localizada entre São José do Rio Preto e Mirassol. O fogo não alcançou a Unidade de Conservação devido ao aceiro negro formado pelo projeto piloto de queima prescrita realizada no local no último mês. A ação, que utilizou o fogo controlado em pequenos trechos, sob supervisão das equipes técnicas, consumiu a biomassa na superfície impedindo que no caso de incêndio as chamas se alastrassem.
Quando queima prescrita é realizada, nesse caso, para abertura de aceiro negro, as faixas de terra na borda da estrada são ampliadas. A técnica, que integra o modelo de Manejo Integrado do Fogo, reduz o material combustível e protege a vegetação nativa, com o objetivo de reduzir as ocorrências de incêndios florestais durante o período mais crítico de estiagem. Além disso, a ação oferece outros benefícios como a confecção de aceiros preventivos, a quebra de dormência algumas espécies, quando no Bioma Cerrado e a fertilidade do solo.
O projeto piloto é conduzido no âmbito da Operação Corta-Fogo, que visa dentre outras ações, a _prevenir a ocorrência e mitigar a intensidade _ dos focos de incêndio no estado. A operação vigora o ano inteiro, e é intensificada durante o período mais seco do ano, chamada de “fase vermelha”, que vai de junho a outubro.