São José do Rio Preto foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a Feira de Touros da Pró-Genética da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, nos dias 24 e 25 de junho e marcou oficialmente a implantação do Programa no estado paulista. A Feira já entrou para o calendário oficial de eventos agropecuários de Rio Preto.
O Pró-Genética da ABCZ tem o objetivo de contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, beneficiando pequenas e médias propriedades, proporcionando aumento de renda a pequenos e médios pecuaristas.
Anfitrião do evento referência nacional para a pecuária zebuína, que tem origem em Uberaba (MG), o prefeito Edinho Araújo ressaltou a relevância histórica do momento. “Hoje comemoramos as parcerias que permitiram que, no ano passado, durante a 58ª Expo Rio Preto, encaminhássemos as tratativas para o Estado de São Paulo aderir ao Pró-Genética, que é um avanço científico e tecnológico para a nossa pecuária. Nosso papel enquanto poder público é criar condições para que o crescimento e o desenvolvimento aconteçam”, celebrou.
Cerca de 40 zebuínos das raças Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã participaram da primeira feira oficial no Estado, após a assinatura do convênio para implantação do programa em São Paulo, entre a ABCZ e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Todos os animais ofertados possuem avaliação genética, Registro Definitivo (RGD) inspecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), exame andrológico positivo e testes negativos para brucelose e tuberculose.
A Feira de Touros do Pró-Genética em São José do Rio Preto (SP) é resultado de uma parceria entre a ABCZ, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
A CATI que possui corpo técnico espalhado pelas 594 Casas de Agricultura, dos 645 municípios do Estado é o órgão estadual responsável pela expansão do Programa. “A capabilidade da CATI, auxilia o levantamento de demanda destes touros, em cada região do Estado. Assim, surgem as propostas para a realização da Feira”, explica o Diretor Técnico da Divisão da Regional de São José do Rio Preto da CATI, Ricardo Domingos Luiz Pereira.
Ricardo revela que a expectativa é bastante promissora para a realização de outras Feiras. “A nossa meta até o final do ano é promover mais dez feiras, já temos algumas programadas em outras regiões”, salienta.