Mapa da previsão de temperatura mínima para o dia 1º de outubro às 3h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.

As baixas temperaturas vão atingir o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte até o fim da próxima semana. Há, também, possibilidade de geada nas áreas serranas da Região Sul

O mês de novembro vai começar com frio intenso e atípico em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.

Já na segunda-feira (31) pela manhã, o frio vai atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e, até o fim do dia, vai avançar por todo o território catarinense. Também serão afetados o Paraná, o centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na Região Sul.

A massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país entre segunda-feira e terça-feira. O sul dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, assim como todo o Rio de Janeiro.

A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul.

Fonte: MAPA

Compartilhar