Deputado Luiz Carlos Motta participa da Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, na Suíça

0
28

Fotos Divulgações

O Deputado Federal Luiz Carlos Motta, 3° vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e Relator Geral do Orçamento da União, foi designado para participar da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em Genebra, na Suíça. A conferência conta com a presença de representantes do governo, trabalhadores e empregadores de 187 países-membros da entidade vinculada à ONU.
Ao lado dos deputados Airton Faleiros (PT/PA), presidente da CTRAB, e Luiz Gastão (PSD/CE), o Deputado Motta integra a comitiva brasileira que discute temas relevantes para a proteção social dos trabalhadores e trabalhadoras, a promoção de aprendizagens de qualidade, além de buscar alcançar uma transição justa e inclusiva para trabalhadores, empresas e comunidades, para criar mais oportunidades de trabalho.
A participação do Deputado Motta nessa importante conferência reforça seu compromisso em debater e buscar soluções para as questões relacionadas ao mundo do trabalho no Brasil. Ao lado do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a comitiva brasileira está empenhada em contribuir com as discussões internacionais e trazer as melhores práticas para o país.
O Deputado Motta destacou a relevância do evento: “Participar da Conferência Internacional do Trabalho é uma oportunidade única para estreitar laços, compartilhar experiências e buscar soluções inovadoras que promovam o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Estou empenhado em contribuir com a construção de políticas públicas que fortaleçam a proteção social e criem um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo”.
Durante o evento será debatida a proposta de convenção e recomendação relativa à revisão parcial de 15 instrumentos internacionais do trabalho. A medida ocorre após a inclusão de ambiente de trabalho seguro e saudável no quadro dos princípios e direitos fundamentais no trabalho da OIT. Além disso, a Comissão para a Aplicação das Normas da organização também vai debater, como tema central, a conquista da igualdade entre mulheres e homens no trabalho.


ABERTURA

Na abertura da 111ª sessão, o diretor-geral da OIT enfatizou a necessidade de lançar uma coalizão global visando “equilibrar as considerações ambientais, econômicas e sociais na conversa global, inclusive na reforma da arquitetura financeira internacional” e “defender a coerência das políticas e o investimento em proteção social e trabalho decente”.
“A quarta revolução industrial que promete uma transformação radical dos métodos de produção, as convulsões demográficas e a necessidade imperiosa de descarbonizar a economia são oportunidades para um futuro melhor para todos nós”, disse o diretor-geral. “Mas, ao mesmo tempo, 4 bilhões de nossos concidadãos não têm proteção social e 214 milhões de trabalhadores ganham menos do que a linha da pobreza. Um grande número de micro e pequenas empresas geradoras de empregos faliu. E como podemos explicar o fato de as mulheres ganharem em média 20% menos que seus colegas do sexo masculino?”, acrescentou.

Sobre o Deputado Luiz Carlos Motta: Luiz Carlos Motta é Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, representando o Partido Liberal (PL). É membro da Comissão de Trabalho, e exerce o cargo de 3° vice-presidente na mesma comissão na Câmara dos Deputados. É presidente da Fecomerciários/SP. Seu trabalho é voltado para questões relacionadas ao trabalho, emprego, desenvolvimento econômico e bem-estar social.