Foto Divulgação
Nanuque (MG) está se preparando para receber a 21ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, nos dias 25 e 26 de outubro, resultado de uma colaboração entre a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Este evento conta com o apoio do frigorífico Frisa e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, empresas que desempenham um papel fundamental para elevar os padrões de qualidade da raça Nelore no Brasil.
“Ao longo das etapas do Circuito, temos testemunhado a constante evolução e aprimoramento da genética, manejo e nutrição do gado Nelore em Minas Gerais. A dedicação dos neloristas e o ambiente favorável à pecuária nesta região são notáveis. Essa paixão e comprometimento se traduzem em animais de qualidade, que continuam a elevar o padrão da iniciativa”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Com um clima e terreno propícios para a atividade, Nanuque tem se destacado como um polo de referência na produção Nelore de alta qualidade em Minas Gerais. Os criadores mineiros demonstram um compromisso notável, resultando em animais de elevado padrão.
“Localizada na Serra dos Aimorés, no Nordeste de Minas Gerais, a cidade é um polo agroindustrial em crescimento, abrigando frigoríficos, uma fábrica de açúcar e usinas de álcool. A pecuária desempenha um papel fundamental na economia local e regional. A realização da etapa do Circuito em Nanuque promete ser um marco significativo para os criadores da área, oferecendo acesso a informações sobre a produção de carne de maneira eficiente e com qualidade”, comenta Loy Rocha, gestor executivo da AMCN.
Contatos para inscrições
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Nanuque, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Frisa local pelo telefone (33) 99198-0078, para falar com Milton.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
• 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
• 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
• 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
• 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
• 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
• 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
• 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
• 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
• 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
• 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
• 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.