Foto Divulgação
Os vencedores das quatro categorias da premiação serão divulgados durante a abertura do evento em São José do Rio Preto/SP_

A Aquishow Brasil 2024 acaba de divulgar a lista com os 12 finalistas da 5ª edição do Prêmio Inovação Aquícola (PIA). A premiação com troféus será feita durante a abertura do evento, em São José do Rio Preto/SP.

De acordo com Marilsa Fernandes, idealizadora e organizadora da Aquishow Brasil, o Prêmio de Inovação Aquícola reconhece e enaltece iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da Aquicultura, além de aproximar o setor produtivo da área de pesquisa. “Ao total foram inscritas 25 iniciativas nesta 5ª edição da premiação. Ficamos felizes pela pluralidade de temas e o quanto a premiação se tornou referência no setor”, afirmou.
Na categoria Academia os três finalistas, em ordem alfabética, são: Amanda Rodrigues Maganbosco (Nanoemulsão para reversão sexual de tilápias), Marcelo Ricardo de Souza (Agrifutura Pescado) e Maria Luiza Rodrigues de Souza (Biofilmes produzidos a partir de colágeno extraído de peles de tilápia do Nilo, com e sem extrato de própolis e sua aplicação como curativo biológico no processo de cicatrização).
André Augusto (Sistema de alimentação inteligente para pisciculturas), Ulisses Marcel de Freitas Marcelino (Analisador automático da qualidade da água) e Wagner Chakib Camis (Biometria de peixes em tempo real) são os finalistas da categoria Produção.
Já na categoria Beneficiamento concorrem Kátia Mastroto (Produto final de tilápia) e duas iniciativas de Marilaine Del Pintor Sanches (Cardápios Infantis com Filé de Tilápia e Fomento ao consumo de Filé de Tilápia para todas as idades).

Os finalistas da categoria Sustentabilidade são: Fábio Rosa Sussel (FishCode: fomentando o consumo de proteína aquática), Ivan Mota Lee (Colostrum® Aqua: Impulsionando a Performance e Sustentabilidade na Aquicultura com Seleção de Cepas Probióticas Específicas de Tilápia do Nilo) e Ricardo Garcia( Projeto Immunity+, uma revolução na proteção e no crescimento sustentável da aquicultura).

*Sobre a Aquishow Brasil*
Com o tema “Da Produção ao Consumo”, a 13ª edição da Aquishow Brasil será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18 horas, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em São José do Rio Preto/SP.

A Aquishow se destaca como um dos principais eventos de Aquicultura no país e na América Latina, integrando os segmentos da cadeia produtiva. Por isso, o tema desta edição propõe uma abordagem imersiva com narrativas que partem desde a produção ao consumo de pescados. O evento terá uma megaestrutura com mais de seis mil metros quadrados de área construída, reunindo as principais marcas do setor e mais de sete mil visitantes, de diferentes regiões brasileiras e até mesmo do exterior.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). A coorganização é do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento é patrocinado pela Caixa e pelo Governo Federal, com apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), INNA ImC (Instituto de Inovação Israelense), Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Banco do Brasil, Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) e Mutua SP – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Compartilhar