Foto Divulgação
O primeiro dia de julgamentos bovinos da 61ª Expo Rio Preto SICREDI trouxe um desfile de fêmeas Girolando e machos Gir Leiteiro para a pista do Recinto de Exposições. Distribuídos em categorias, que levam em conta fatores como idade, peso e genética, os animais também participam dos julgamentos, que vão até o dia 21, final da Etapa Leite. Além de premiar os pecuaristas que investem na melhoria das raças, os julgamentos reúnem o melhor do setor leiteiro em um único lugar, para incentivar a troca de experiências, informações e tecnologias.
Os bovinos da raça Girolando tiveram 15 categorias no dia. Os julgamentos iniciaram pela manhã, com o primeiro grau de sangue (3/4). Entre as 26 fêmeas jovens, a campeã da categoria foi a novilha Líder Edneia Fiv, do criador Hebert Lever José Couto, da Fazenda Taboca (João Pinheiro/MG). À tarde, teve julgamento do grau de sangue (meio sangue). Entre 28 fêmeas competindo na categoria, a RBB Ramya Pearce Fiv levou o título. Ela é da criadora Roberta Bertin Barros, da Fazenda Floresta de Lins/SP. Finalizando o dia, teve julgamento do grau de sangue (1/4). A campeã foi a Sovina Fiv Jogral Delib, a melhor fêmea jovem CCG 1/4hol, do Sítio Beira Rio, em Mogi das Cruzes/SP.
“É muito importante para nós, como criadores, estar em um evento como este. Nos enche de orgulho e de satisfação ver um animal criado em nossa propriedade ser a melhor fêmea jovem da categoria numa exposição tão grande, como a de São José do Rio Preto”, disse Eugênio Deliberato, proprietário da novilha campeã do grau de sangue 1/4 da raça Girolando.
Os julgamentos também aconteceram com bovinos machos da raça Gir Leiteiro. Ao todo, foram 12 campeonatos, que elegeram o melhor em cada categoria. Posteriormente, teve o desfile dos 12 melhores pela pista, no qual foi definido o grande campeão entre eles. O melhor touro Gir Leiteiro 2024 foi o Teorico Fiv F Mutum, do criador Leo Machado, de Alexânia/GO.
“Essa é a mais importante categoria entre os machos e ter ele como vencedor só mostra que o nosso trabalho vem sendo bem feito. Fico muito feliz com essa conquista”, contou Leo.
Os julgamentos de ambas as raças continuam até o dia 21. Novos gados vão passar pela pista da Expo Rio Preto SICREDI 2024 em busca dos títulos para a valorização do animal.
Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação dos jurados variam de acordo com o gado. No caso do jovem, existe uma divisão de avaliação chamada de conformação (verificação da profundidade corporal, forma leiteira), garupa (dimensão da garupa, se está larga, cumprida, se segue uma inclinação correta), locomoção (verificação correta dos membros na lateral e traseira), entre outros.
Quando se fala de um animal adulto, como a vaca, o sistema mamário também é avaliado. Cada parte vale uma pontuação e quando o animal chega próximo do modelo animal esperado pelo júri, mais pontos ele recebe. Tudo isso é pensado como um direcionamento para selecionar a melhor genética e valorizar ainda mais os animais premiados.