“O intuito é divulgar e disseminar a importância de produzirmos um produto de qualidade dentro de uma compreensão mais ampla do conceito, englobando não só as premissas técnicas, mas também as esferas: social, ambiental e econômica”, ressalta Wanderley Sant’Anna, presidente da Associação.

O setor heveícola está em franca expansão, temos inúmeros novos seringais entrando em sangria nos próximos anos. A heveicultura brasileira busca hoje a autossuficiência na produção de borracha, levando em conta o enorme potencial de competitividade do país nessa área.
Além disso, o setor também trabalha pela conscientização dos agentes da cadeia produtiva da borracha no combate aos malefícios causados pela informalidade que ainda prejudica a atividade. “Lutamos pela produção de uma borracha de qualidade, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável”, salienta Diogo Esperante, diretor executivo da Apabor.
Para buscar soluções de mercado e também para a formalização fiscal do setor, a Associação lança, neste mês, o Programa Borracha Legal. Trata-se de um manual de boas práticas em formato gibi, uma apresentação inovadora, de fácil assimilação e acessível a todos os envolvidos na cadeia produtiva. “A melhor forma de melhorar nosso mercado e acabar com a informalidade é contar com informação confiável e atualização constante”, afirma Esperante.

Para tornar a leitura ainda mais didática, o gibi é dividido em duas partes. Na primeira, o leitor vai conhecer a historinha do produtor João, que recebe a visita de um agrônomo da Apabor em sua propriedade. Juntos, eles vão traçando as melhores práticas que devem ser adotadas nos seringais para agregar mais qualidade ao produto. A segunda parte traz explicações e dicas para a segurança do produtor na hora da comercialização.
Após o lançamento oficial (no dia 15/08), o Programa vai viajar por todo o Estado realizando o Workshop Borracha Legal. A primeira edição do workshop já está marcada para a Exapit 2017, em Tupã, no dia 18 de agosto. Não perca!
Lançamento do Programa Borracha Legal

Data: 15 de agosto de 2017, às 16h.
Local: Hyatt Place (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – 5000/C – Bairro Iguatemi)
Realização: Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR)