Fotos: Leandro Gasparetti

Há cerca de 5 anos o Projeto Piracanjuba vem atuando na região de Paulo de Faria/SP, conscientizando a população sobre a importância da preservação ambiental. “O projeto começou com uma brincadeira e hoje já atua na região, envolvendo empresas e escolas” fala André Renato Dorta Souza, presidente da Associação Projeto Ambiental Piracanjuba.


André Renato Dorta Souza, presidente da Associação Projeto Ambiental Piracanjuba.

Atualmente a Associação já possui uma sede e conta com outras atividades como cursos de violão, violino, teclado, sanfona, além de palestras para as escolas e empresas da região, sobre o meio ambiente e, conta também com biblioteca que possui cerca de 4.000 livros, para a comunidade. “Atualmente estamos ministrando palestras sobre conscientização ambiental em cidades da região, além dos cursos oferecidos na sede e, também, por intermédio da parceria com a UNIRP, temos 14 cursos de graduação e realizamos doações de cestas básicas e móveis seminovos, claro, que com a ajuda da população” explica Dorta.

O Ação Piracanjuba é o evento no qual expõe os resultados de todas as atividades realizadas pela Associação durante o ano, que neste ano será realizado no dia 22 de setembro, em parceria com as escolas e empresas da região. O evento conta com o apoio da Sabesp, Unirp, Bunge, HB Saúde, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal de Paulo de Faria, Polícia Militar além de outras.
“Precisamos entender que o que acontece no Polo Norte, como o derretimento das calotas polares, acaba afetando aqui, já que por causa derretimento das calotas polares, que acontece devido a poluição e degradação do meio ambiente, o mar está avançando nas cidades litorâneas e, em um determinado momento acabará com as cidades, por isso a conscientização e tomada de atitudes como a do Projeto Piracanjuba é tão importante” comenta Dorta.

A estimativa, este ano, é a participação em cerca de 500 pessoas no evento e contará com Caminhada, do Ginásio de Esportes até a prainha artificial (com cerca de 4,5 km), atividades com a criançada, almoço aos presentes, palestras e, show de encerramento.


André Renato Dorta Souza, Presidente, Isabella e Queili da Associação Projeto Ambiental Piracanjuba

Para maiores informações sobre o projeto e ser parceiro: 17 98100-6410