A Feacoop (Feira de Agronegócio Coopercitrus) acontecerá de 31 de julho a 3 de agosto, das 08h às 18h, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, SP). O maior evento realizado anualmente pela Coopercitrus traz aos produtores rurais, facilidades comerciais na aquisição de insumos, máquinas e implementos agrícolas, além de novidades tecnológicas para o desenvolvimento da agropecuária.
A Feacoop 2017 trará novidades exclusivas para que os agropecuaristas tenham as melhores oportunidades de negociações e, com o auxílio do Banco Oficial da Feira, a Sicoob Credicitrus, possam adquirir insumos e tecnologias. Com uma nova configuração em seu layout, que facilitará o fluxo do público para conhecer as novidades dos mais de 160 expositores, a Feira, este ano, conta com 104 mil m² de área total, com restaurantes e área de convivência com food trucks, além de um espaço especialmente preparado para demonstrações de tecnologias agropecuárias, uma unidade de referência tecnológica para apresentar os benefícios da adoção do ILP (Integração Lavoura Pecuária) e ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), além de todas as vantagens comerciais, que estarão disponíveis de 31 de julho a 3 de agosto, na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, SP. “A Feacoop 2017 certamente será a maior de todos os tempos: aumento de área, maior participação de fornecedores e previsão do dobro de cooperados presentes. Mais uma vez as estrelas da Feira serão os insumos e máquinas em condições muito favoráveis e demonstrações de práticas sustentáveis na agropecuária. Apresentaremos, também, a Arena da Tecnologia, onde os cooperados poderão ver “in loco” o que há de mais moderno em Agricultura de Precisão, com nossos técnicos à disposição para orientação. Enfim, queremos suplantar a do ano anterior que foi excelente e, para isso, não envidaremos esforços”, afirma o presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva.
Crescimento produtivo e rentável
Produzir mais em um mesmo espaço, uso racional de insumos, práticas agrícolas que beneficiem fauna, flora, produtividade e rentabilidade da propriedade alcançando sustentabilidade, tem sido uma busca constante dos agropecuaristas. Inserir-se nesse virtuoso ciclo produtivo exige que o produtor tenha acesso às ferramentas que o ajude a chegar ao objetivo de ser produtivo, rentável e sustentável. Assim, a Feacoop traz o tema: “Tecnologia e Sustentabilidade”, atual e pertinente, o slogan conceitua, exemplifica, apresenta e oferece ao agricultor, a oportunidade de entender e conhecer as ferramentas tecnológicas que o liga à resultados positivos. É fato que a tecnologia tornou-se uma ferramenta que auxilia todas as áreas, indispensável e, sempre com novas alternativas que facilitam as tarefas diárias, as ferramentas tecnológicas tomam espaço e tornam as atividades mais dinâmicas. Na agropecuária não é diferente, as pesquisas e investimentos em máquinas e equipamentos cada vez mais tecnificados, facilitam as atividades no campo e oferecem ao produtor a oportunidade de otimizar os processos de produção.
A adoção de tecnologia no campo desde o primeiro manejo agrícola resulta positivamente, já que, com as análises e orientações técnicas aliadas às ferramentas tecnológicas trazem ao produtor economia de insumos, de horas de máquinas e mão de obra trabalhadas, aumenta a produtividade, garante precisão nos processos, o que melhora os custos de produção e diminui o impacto no ambiente. “Hoje, com o auxílio da tecnologia é possível otimizar o processo de produção agrícola. Consegue-se, desde o início do ciclo, que é a preparação do solo para o plantio, até a colheita, ter resultados melhores, processos que são otimizados com sistemas e ferramentas tecnológicas. A Coopercitrus presta serviço para o cooperado de análise georreferenciada que indica a necessidade do solo em diferentes pontos da área que o produtor vai plantar. Após o diagnóstico, com carreta distribuidora com GPS e controladores, consegue-se colocar o corretivo e o nutriente de acordo com a necessidade daquela cultura que você vai produzir, evitando o excesso ou a falta dos insumos. Então, isso evita a contaminação do lençol freático, disponibiliza para a planta o que ela precisa, melhora a produtividade e reduz o custo do produtor, entre outros benefícios. É a tecnologia trabalhando no sentido amplo da sustentabilidade”, afirma o diretor financeiro da Coopercitrus, Fernando Degobbi.
Realização:
Coopercitrus
Instituição Financeira: Sicoob Credicitrus
Patrocinadores Master: FMC e Dupont.