Foto: Divulgação

Número de participantes é 22% maior do que na safra 2016/2017; concurso é promovido pelo CESB em todo o Brasil e elege os agricultores com os maiores índices de produtividade

Na décima edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), a Região Sudeste teve 650 sojicultores inscritos, os quais concorrem ao título de melhores produtores do grão no país. Assim como na safra 2016/2017, paulistas e mineiros representam a região no evento.
Ambos os estados tiveram aumento no número de inscritos: São Paulo passou de 285 para 320 (aumento de mais de 12%) e Minas Gerais de 248 para 330 (aumento aproximado de 33%). Na média da região, o número de produtores participantes teve um crescimento de 22% em relação à safra anterior. “Com a décima edição do evento, muitas pessoas estão conhecendo melhor o Desafio e entendendo que a troca de experiências é fundamental para atingir os maiores níveis de produtividade”, explica Nery Ribas, presidente do CESB.
O vencedor do Desafio CESB de Máxima Produtividade 2017/2018, bem como a revelação dos melhores cases, serão apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), evento que será realizado de 11 a 14 de junho de 2018 no Centro de Convenções de Goiânia (GO).
O objetivo do concurso é criar novas referências da produtividade de soja por meio da captação, análise e disseminação das melhores práticas identificadas no Desafio. Os produtores se inscrevem voluntariamente em duas categorias: Irrigada e Não-irrigada. Em seguida, um grupo de auditores técnicos percorre as áreas para verificar os resultados e eleger os campeões.
Na safra 2016/2017, na categoria Não-irrigada, o vencedor da Região Sudeste foi José Renato Nunes, da cidade de Capão Bonito (SP), com uma produção de 108,26 sc/ha. Em âmbito nacional, o campeão foi Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), que obteve 149,08 sc/ha. No cultivo irrigado de soja, o ganhador foi Octaviano Camargo Silva, de Bernardino de Campos (SP), que alcançou 106,43 sc/ha. No mesmo período, a média nacional, de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), foi de 56 sc/ha.

Sobre o CESB
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009. Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e 22 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Jacto, Mosaic, TMG, Stoller, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Aprosoja MT, Produquímica, Instituto Phytus, DuPont, Timac Agro, Ical, Brasmax, Nidera, Strider, FMC e Agrolink.

Compartilhar