Fotos: Leandro Gasparetti e Divulgação

A Morinda Citrifolia, conhecida popularmente como Noni, tem origem asiática e adaptou-se bem ao clima do Brasil e já caiu no gosto do brasileiro. De porte médio, cada árvore pode atingir até 10 metros de altura, se for cuidado em condições ideais de água, nutrientes e, clima, é possível ver todas as fases do crescimento: da florzinha até o noni no ponto de colheita.
“O ponto certo de colheita é quando acontece a fase chamada de leitosa. Maduro, o noni ganha uma coloração mais esbranquiçada, fica molinho e pronto para o consumo”, explica Marcos Antonio Maim, produtor de mudas, da Flora Bela Vista.
“Alguns tomam o noni, com suco de uva, batendo no liquidificador, sendo que a fruta possui um aroma e gosto bem forte, para emagrecimento, prevenção do câncer ou até mesmo diabetes” fala Maim.

Marcos Antonio Maim, produtor de mudas, da Flora Bela Vista

“Indiretamente pode-se afirmar que auxilia no emagrecimento, já que seu consumo contribui para diminuir os níveis de inflamação no organismo. Assim, juntamente com a redução da inflamação e consequente melhora da resistência à ação da insulina ocorre a diminuição dos níveis de gordura abdominal. Com isso, o processo de emagrecimento torna-se mais fácil. A melhor maneira de consumir o noni é na forma de suco” explica Silvia Albertini, nutricionista.

Silvia Albertini, nutricionista

Esse fruto possui inúmeros componentes que agem como antioxidantes, além do princípio ativo proxeronina que convertido no fígado e, no alcalóide xeronina, atua como substância capaz de estimular o sistema digestivo e imunológico, melhorando a nutrição celular.
“Eu tomo o noni, com suco de uva, sem açúcar, para manter meu nível de diabetes, já os meus vizinhos, me pedem algumas frutas para emagrecerem, alguns já perderam mais de 5 quilos, em menos de um mês tomando o suco” comenta Agnaldo Moreira de Souza, aposentado e consumidor da fruta.
“O noni possui mais de cem aplicações primárias e secundárias, sendo uma planta medicinal de valor incalculável. Inibe a função pré-cancerígena e o crescimento de tumores cancerosos, diabetes tipo 1 e 2 entre outras doenças. Em vista dos descobrimentos recentemente publicados sobre experimentos com ratos, é possível afirmar que o noni atue em sinergia com outros micronutrientes que reduzem a irrigação sanguínea nos tumores. O noni ajuda a normalizar o funcionamento celular anormal ao fornecer ao organismo proxeronina, composto bioquímico essencial que logo é convertido pelas células num alcalóide chamado xeronina. Os efeitos positivos que a xeronina tem nas células faz com que a maioria das pessoas se sinta melhor. Portanto, o noni é útil porque contém proxeronina em grandes quantidades. As pesquisas ressaltam que o noni, por ser rico em vitamina C e carotenoides, reforça o sistema imunológico regulando a função celular e a regeneração das células danificadas. Isto pode explicar porque serve para uma grande variedade de afecções” explica Déborah Bilezikdjian Martins, nutricionista.

Déborah Bilezikdjian Martins, nutricionista

A polpa, a casca e as sementes do Noni possuem alto teor de umidade, quantidades significativas de carboidratos e proteínas, e apenas traços de gorduras. As partes do Noni apresentam teores variáveis dos compostos bioativos (vitamina C e carotenoides totais), com destaque para a polpa como maior fonte de vitamina C. O teor de vitamina C da polpa e da casca do Noni é superior aos de frutas como açaí, bacuri, cajá, cupuaçu, murici e tamarindo.

O fruto do noni já vem sendo preparado como suplemento nutritivo em forma de suco. Apesar de ter sabor muito amargo e cheiro pouco atraente, como suplemento nutritivo é muito gostoso ao paladar e ao olfato, porque geralmente é misturado com suco natural de uva ou outras frutas como cajá, maracujá, limão, goiaba.
“Por se tratar de uma fruta com alto teor de vitamina C e betacaroteno recomenda-se que não seja submetida a cozimento e que seja consumida logo após o preparo, para que não haja perdas destes nutrientes antioxidantes” finaliza Albertini.

Compartilhar