Fotos: Lucas Scherer | Júlio Gomes Filho (EMBRAPA)

O abate e frigorificação dos animais de consumo no Brasil enfrenta inúmeras dificuldades, o que torna a atividade complicada, ineficiente e dispendiosa, reduzindo o potencial das pequenas agroindústrias locais que abastecem estados, municípios e territórios de desenvolvimento. Esse
problema afeta negativamente a arrecadação e a geração de empregos, além de favorecer o comércio clandestino de produtos não inspecionados.
Pensando neste problema a Embrapa, juntamente com a Engmaq, criaram um abatedouro modular que pode ser instalado em um caminhão, ajudando assim, no desenvolvimento de pequenas agroindústrias, tudo, claro, dentro das normativas de inspeção sanitária de cada estado. “A solução tecnológica em questão teve inspiração em tecnologias utilizadas em países como Itália, França, Estados Unidos, Noruega, que utilizam módulos para abate em pequena escala” explica Elsio Antonio Pereira de Figueiredo, Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

O abatedouro modular, inicialmente pretendido para o abate de suínos foi, rapidamente percebido que poderia atender a outras demandas. Tanto que expandiram para ruminantes, aves e peixes, além de câmara fria com sistema de resfriamento, processamento de embalagem e de resíduos (vísceras e óleo), banha, defumados, couros e peles, entre outros. “Percebemos que a gama de opções
era bem maior do que imaginávamos, pois, por se tratar de uma estrutura modular, pode se enquadrar em qualquer região” comenta Gerson Pilatti, Diretor Comercial da Engmaq.
Na configuração apresentada, a instalação tem uma capacidade de abate de 80 suínos com até 130 kg de peso vivo em uma jornada diária de oito horas,contando com sete operadores. Os custos de implantação de um abatedouro fixo convencional, exigiria um investimento inicial mínimo de mais de R$ 1,2 milhão. Já o desembolso inicial para um abatedouro modular compartilhado, incluindo estruturas complementares, totalizaria um investimento de R$ 780 mil.

Os equipamentos estão aprovados para financiamento com código BNDES Finame estabelecido. A aprovação de projetos de abate e frigorificação de suínos e ruminantes, aves e coelhos e pescado em geral nos organismos estaduais e nos municipais segue o protocolo padrão de aprovação de projetos desses organismos.
A autorização para o uso de módulo de abate pré-fabricado terá de ser obtida diretamente desses organismos, mediante reunião com técnicos da inspeção e fabricantes. Nos locais onde se pretende utilizar abatedouros e frigoríficos modulares, os interessados deverão providenciar a aprovação do projeto nos organismos oficiais e construir todas as instalações fixas necessárias, exceto o módulo de abate, que já virá pronto para ser instalado no local especialmente reservado para ele no projeto aprovado.