Foto: Divulgação / SMCS

Com pesar o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, informa que um de seus três hipopótamos veio a óbito no último sábado, dia 23/2. O animal nasceu no próprio zoológico, em 20 de maio de 2012, filho do casal que vive no local, tendo recebido o nome de Manchinha.


Manchinha e sua mãe

No dia em questão, 23 de fevereiro de 2019, sábado, o tratador do recinto observou que ele não comeu o alimento servido na parte da manhã e às 15h30 verificou que o animal se mantinha inteiramente imerso na água e não observava se ele retirava a cabeça para respirar. O animal não havia apresentado até o presente momento qualquer alteração de comportamento ou sinal de doença.
A equipe do Zoo prontamente entrou no recinto e constatou seu óbito.


A necrópsia foi realizada o mais rápido possível, a partir das 20h, para que não ocorresse a deterioração da carcaça.
Na necrópsia participaram três médicos veterinários e um biólogo. De forma geral foram identificadas lesões no estômago, intestino e um corpo estranho na válvula íleo-cecal. Foi colhido material para análises laboratoriais para confirmar a causa do óbito. Esses exames devem ficar prontos em um prazo de 60 dias.
A equipe do Zoológico Municipal manifesta seu luto e tristeza pela perda do Manchinha.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social