Fotos: Leandro Gasparetti

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, finalizou recentemente, em meados de setembro, cadastro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA iniciando o processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI.

O objetivo é fazer com que a certificação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM seja equivalente ao Serviço de Inspeção Federal – SIF, para permitir que produtos de origem animal, produzidos e certificados pelo município, possam ser comercializados em todo o território nacional.

A lei municipal que regulamenta o SIM – lei complementar nº 633/2020 – foi revisada e adequada, de modo a atender as exigências para adesão ao SISBI. O novo SIM passa, então, a integrar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no âmbito da Secretaria de Agricultura. Enquanto a Vigilância Sanitária atua na venda de varejo, o SIM atua sobre a produção e o processamento dos alimentos.
Rio Preto sai na frente, já que apenas cinco cidades no Estado de São Paulo têm essa certificação: Fernandópolis, Rio Claro, Itu, Itapetininga e Ibiúna. No Brasil, 23 municípios e quatro consórcios municipais têm o SIM vinculado ao SISBI. “Será um ganho para o fomento de empresas e de empregos na cidade, dando oportunidade para empresas locais aumentarem sua produção e colocarem seus produtos no mercado nacional”, explicou Izalco Nuremberg Penha dos Santos, médico veterinário e chefe de departamento do SIM.

Izalco Nuremberg Penha dos Santos, médico veterinário e chefe de departamento do SIM


A agroindústria, tendo o selo SIM vinculado ao SISBI, poderá vender para outros municípios dentro e fora do estado. Ficarão sujeitos à inspeção: os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel, a cera de abelha e seus derivados, entre outros. Com isso, o consumidor ganha tranquilidade quanto à origem e qualidade do produto que vai consumir e a empresa tem uma grande oportunidade de expansão de mercado.
Como é o caso da Munhoz Rei da Cubanna, que está há mais de 40 anos no mercado, no segmento de embutidos, como 16 sabores de linguiças cuiabanas, linguiças artesanais, hambúrgueres, kaftas, espetos, salsichas alemãs, carnes temperadas, entre outros alimentos, tendo sido a primeira empresa a se enquadrar no SIM, em Rio Preto. “Temos uma atuação restrita, com limitação de área. Obter esse selo é como se fosse um reconhecimento, uma oportunidade de aumentar os mercados, pois com essa possibilidade projetamos aumentar a produção entre 30% e 40% nos primeiros 12 meses e contratar mais funcionários. Acreditamos que o nosso carro chefe, a salsicha alemã, terá uma comercialização diferenciada dos demais produtos, já que ela se destaca a certo tempo, sendo bastante procurada e consumida por nossos clientes”, comenta Fabio Munhoz, empresário que gerencia a Munhoz Rei da Cubana com a irmã, a empresária Márcia Munhoz.